Gargarejo com vinagre para aliviar dor de garganta

Saiba como os gargarejos com vinagre, água morna e sal podem ajudar a melhorar infecções na garganta e problemas respiratórios


Você já ouviu falar que o gargarejo com vinagre pode ajudar a aliviar a dor de garganta? Pois é, o vinagre misturado com água morna e sal é um dos remédios caseiros mais populares para combater a inflamação na garganta.

Benefícios

A receita caseira funciona porque o vinagre atua como bactericida, alterando, graças à sua acidez, o ambiente específico em que as bactérias estão se proliferando. A água morna, por sua vez, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos na região das amigdalas, o que faz com que as células de defesa que se espalham pelo sangue cheguem mais facilmente. Ela ajuda também na remoção do muco fixado na garganta.

O sal faz com que a mistura se torne menos agressiva ao corpo, uma vez que quando misturado à água se assemelha aos líquidos que existem em nosso organismo. Essa mistura, além de combater as inflamações, ajuda a soltar o muco espesso, o que ajuda a aliviar a inflamação. Junto ao muco, são liberadas também as substâncias irritantes como fungos, bactérias e alérgenos, e com isso trazendo resultados significativos.

Gargarejo com vinagre para aliviar dor de garganta

Foto: Pixabay

Segundo estudos realizados com 400 voluntários saudáveis durante o período de gripes e resfriados, que foram acompanhados por 60 dias, os que foram orientados a gargarejar a mistura três vezes ao dia tiveram uma diminuição de 40% nas infecções respiratórias quando comparado ao outro grupo. Quando qualquer um deles ficou doente, a mistura ajudou a atenuar os sintomas.

Como preparar

Para preparar esse remédio caseiro, você vai precisar de:


– Um copo de 200 ml de água morna

– Uma colher de chá de sal

– Duas colheres de sopa de vinagre de maçã

No copo de água, adicione o sal e o vinagre e misture bem até que os ingredientes estejam bem diluídos.

Posologia

Faça o gargarejo três vezes ao dia, sempre com a mistura ainda morna. Faça por mais ou menos um minuto cada repetição, até a mistura ser totalmente utilizada.

Atenção!

Deve-se sempre cuspir a mistura, e não ingeri-la.


Reportar erro