Estimule o crescimento dos cabelos com a menta

Com propriedades antissépticas, a menta cria um local saudável no qual o cabelo pode crescer. Veja como usar a menta para estimular o crescimento dos fios


A menta é uma erva aromática utilizada para diversos fins medicinais e estéticos, inclusive para estimular o crescimento dos cabelos. Devido às suas propriedades antissépticas, a menta tem a capacidade de matar as bactérias que possam estar no couro cabeludo e, assim, proporciona um ambiente saudável no qual o cabelo pode crescer.

Menta para estimular o crescimento dos fios

A menta também possui a capacidade de estimular a circulação do sangue até o couro cabeludo, fazendo com que o folículo piloso receba mais nutrientes e, assim, o cabelo crescerá mais forte e de maneira rápida.

Além de fazer com que o cabelo cresça mais rapidamente, a menta também ajuda a controlar o excesso de gordura nos fios e regula os níveis de pH, de maneira a evitar o ressecamento dos cabelos.

Receitas com menta para o aumento dos cabelos

Estimule o crescimento dos cabelos com a menta

Foto: Reprodução/ internet

Confira a seguir algumas receitas com menta que podem ser utilizadas para fazer com que os fios nasçam mais fortes e rapidamente:

Infusão de folhas de menta

A maneira mais fácil de utilizar a menta para estimular o crescimento do cabelo com menta é por meio da infusão de suas folhas. Basta seguir este procedimento: em duas xícaras de água quente, coloque duas colheres de sopa de folhas de menta fresca ou uma colher de sopa de folhas de menta secas. Tampe e deixe repousando até que o líquido esfrie. Depois, coe e coloque dentro de uma pequena garrafa, como aquelas usadas para guardar mostarda.

Aplique a infusão de menta diretamente sobre todo o couro cabeludo enquanto faz uma suave massagem. Deixe a menta pelo período de 30 minutos e depois lave o cabelo.


Este procedimento pode ser repetido quatro vezes por semana. Se você não usar toda a infusão, pode guardar por até uma semana.

Óleo essencial de menta

O óleo essencial de menta também é bastante eficaz para estimular o crescimento dos cabelos, mas nunca deve ser aplicado diretamente, sem diluir. Algumas das formas de dissolver o óleo essencial de menta são as seguintes:

– Com xampu: misture duas colheres de sopa de shampoo com 10 gotas de óleo essencial de menta, misture bem e use para lavar os fios;
– Com óleo de abacate: misture 15 ml de óleo de abacate com seis gotas de óleo essencial de menta. Aplique com uma massagem em todo o couro cabeludo. Após 15 minutos, lave o cabelo como de costume.
– Outros óleos essenciais também podem ser utilizados, como o de oliva, semente de uva e amêndoas.

Infusão de folhas de menta no azeite de oliva

Caso você não tenha óleo essencial de menta, pode preparar a seguinte receita:

Ingredientes:

– Um punhado de folhas de menta fresca;
– Uma xícara de azeite de oliva extra virgem;
– Um frasco de vidro esterilizado com tampa.

Modo de preparo:

Coloque o azeite de oliva no frasco de vidro e acrescente as folhas de menta. Tampe bem e guarde em um local quente. Deixe por duas semanas, agitando uma vez ao dia, todos os dias. Após as duas semanas, coe e tire as ervas. Guarde o azeite no frasco bem tampado, e ele poderá durar aproximadamente seis meses.

Aplique um pouco do azeite por todo o couro cabeludo, deixe agir por 20 minutos e lave o cabelo como de costume.


Reportar erro