Costuma lavar o frango? Saiba que isso pode trazer danos à saúde

Um hábito comum na hora de cozinhar frango é lavá-lo, para eliminar as bactérias. Mas saiba que você pode estar transferindo o problema


Um dos hábitos mais comuns na hora de cozinhar frango é começar lavando -os. Já é sabido que a carne crua possui inúmeras bactérias e esse ato é uma tentativa de eliminá-los. Mas saiba que você pode estar somente transferindo o problema.

A probabilidade da carne de frango crua conter as bactérias chamadas salmonela e a campylobacter é muito alta. A primeira é considerada um dos problemas mais alarmantes da saúde pública em todo mundo e a segunda pode causar febre, náuseas, dores de cabeça e abdominal, diarreia e até o desenvolvimento de uma doença autoimune.

Por conter essas bactérias que podem ser tão maléficas para o organismo é fundamental que elas sejam eliminadas do frango antes de ingerimos.

Costuma lavar o frango? Saiba que isso pode trazer danos a saúde

Foto: depositphotos

As bactérias serão completamente eliminadas quando o frango for cozido, mas, ainda assim, é preciso higienizá-la com água corrente antes de levá-la ao fogo. Até aí tudo bem. Mas é durante esse processo que você pode acabar contaminado o ambiente com bactérias.


Perigo ao lavar o frango

Pois quando a água bate no frango, consequentemente ela respinga um pouco. Ao bater na pia ou em outros alimentos, esses lugares que foram atingidos pela água se contaminam com a bactéria que ficou presente no líquido.

Mesmo que a água não tenha respingado diretamente nos alimentos, e sim, somente na pia, ainda assim há riscos. Quando alguma comida for colocada nessa pia ou bancada que recebeu os pingos contaminados, automaticamente ela também se contagiará.

Essa tipo de propagação recebe o nome de “contaminação cruzada”. Ela é uma transferência de micróbios causadores de doença de um alimento contaminado para outro alimento, diretamente ou indiretamente.

Sempre que você for mexer em qualquer alimento cru, retire tudo que está limpo ou pronto para comer de perto. Depois de manusear essas comidas que contêm risco de contaminação, higienize a pia com água quente.


Reportar erro