8 pratos principais saudáveis para ceia de Natal

A ceia é de Natal é o momento onde amigos e familiares se reúnem e por isso merece cardápio especial

Aqui você encontra as 8 melhores receitas de pratos principais saudáveis para a ceia de Natal.

Todo mundo sabe que as festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, são conhecidas pelas extravagâncias na alimentação. Isso é bastante comum, afinal, são vários pratos deliciosos e saborosos que seduzem qualquer paladar.

Por isso, decidimos aqui te mostrar alguns pratos principais saudáveis, dos quais você pode comer sem tanta culpa ou prejudicando o mínimo possível a sua saúde. Veja abaixo!

8 receitas principais para ceia de Natal

Veja aqui os melhores pratos principais saudáveis para a ceia de natal. Evite as frituras e pratos pesados da tradição da ceia e coma sem culpa as receitas que vamos mostrar!

1- Batatas recheadas com requeijão natural

Batatas recheadas

Essa receita pode servir de acompanhamento ou prato principal (Foto: depositphotos)

Primeiramente, vamos falar deste prato que é fácil e pode ser bem saudável se preparado com alguns cuidados. As batatas recheadas com requeijão natural podem ser deliciosas e muito saudáveis também.

Vou usar 4 batatas como média da receita, mas se quiser fazer mais quantidade, multiplique as medidas até chegar no número que você pretende fazer. Veja como preparar.

Lave bem e cozinhe as batatas com casca. Não deixe amolecer muito, retire e reserve. Quando frias, tire a polpa das batatas com uma colher, mas deixe um pouco para a casca ficar levemente grossa. Reserve a polpa e frite as cascas (prefira uma fritadeira sem óleo).

Enquanto as cascas fritam, refogue em uma frigideira 2 colheres (de sopa) de azeite e 1 cebola picada. Depois adicione a polpa das batatas, 1 xícara requeijão natural, 2 colheres de azeitonas picadas sem semente, ½ xícara de creme de leite natural, sal e pimenta a gosto. Misture até formar um recheio cremoso.

Pronto! O trabalho está quase pronto. Recheie as cascas fritas das batatas, cubra com mussarela ralada e salsa picada e leve ao forno para gratinar por 10 minutos!

Veja tambémDecorações natalinas caseiras para a mesa da ceia de Natal

2- Peru

Peru de Natal com molho de damasco

O peru é um clássico das ceias natalinas (Foto: depositphotos)

Muita gente fala mal do peru de Natal, mas na verdade trata-se de uma carne magra e bem rica em nutrientes. Fonte de proteínas e baixo teor de gordura. Se bem preparado, pode até ajudar a reduzir o colesterol.

Para fazer um peru perfeito, asse a ave já temperada conforme as instruções da embalagem (uma vez que o tamanho e tipo exigem formas diferentes de assar) e reserve fora do forno. Enquanto isso, vou te ensinar um molho agridoce de damasco que fica ótimo com peru.

Em uma frigideira, adicione 2 xícaras de caldo de galinha natural e 1 colher (de sopa) de gengibre ralado. Deixe ferver e vá raspando o fundo da frigideira. Depois coe com uma peneira fina e leve a uma panela. Adicione 150 g de damascos frescos e deixe por 10 minutos.

Em seguida, deixe esfriar e bata tudo no liquidificador, junto com 1 xícara de suco de laranja natural, 1 colher (de chá) de sal e pimenta a gosto. Reserve também. Na hora de servir, aqueça o peru no forno, o molho no fogão e sirva-os juntos.

3- Bacalhau

Bacalhoada

Esse prato é rico em nutrientes, mas é preciso ser muito bem dessalgado (Foto: depositphotos)

O bacalhau é um peixe rico em vitamina B12, ômega 3 e outros nutrientes muito importantes para o corpo. Contudo, precisa ser bem dessalgado, pois com muito sal pode acabar prejudicando a saúde. Mesmo assim, é uma opção saudável se bem preparado!

Primeiro, coloque para cozinhar 4 batatas sem casca cortadas em rodelas grandes. Enquanto isso, refogue em uma panela 100 ml de azeite, 2 dentes de alho picados e 2 cebolas médias picadas. Adicione 1 kg de bacalhau dessalgado em pedaços médios e refogue bem.

Em seguida, adicione mais 50ml de azeite, 1 pimentão verde em rodelas, sal e pimenta a gosto e algumas folhas de salsa. Adicione as batatas cozidas na panela, 1 xícara de creme de leite natural sem soro, 120 g de azeitonas verdes e misture bem até ferver! Pronto!

4- Rabanada saudável

Rabanadas

A rabanada é um dos pratos típicos das ceias de Natal (Foto: depositphotos)

A rabanada é um dos pratos típicos do Natal, mas você sabe como preparar rabanadas saudáveis? Isso mesmo, é possível! Veja como é simples:

Ferva 400 ml de leite desnatado com 8 gotas de essência de baunilha. Depois de ferver, desligue o fogo, adicione 200 g de uvas passas e deixe esfriar. Em seguida, bata no liquidificador e coe. O leite vai ficar amarronzado, devido as uvas passas. Reserve.

Corte os pães em fatias médias, umedeça no leite preparado, passe também em 2 ovos batidos e leve ao forno até dourar. Por fim, polvilhe com canela e açúcar mascavo.  

Veja também: Arrase na ceia de natal com um bolo de frutas sem trigo e açúcar

5- Arroz de Natal

Arroz no vinho branco

O arroz normalmente entra na ceia como guarnição, mas pode passar a ser prato principal (Foto: depositphotos)

O arroz de Natal é cheio de ingredientes naturais e, mesmo quando feito com vinho branco (com ou sem álcool), continua sendo uma receita saudável. Veja como preparar!

Refogue em uma panela grande um fio de azeite 1 cebola picada e sal agosto até dourar. Adicione 2 xícaras de arroz, mexa por um minuto, adicione 1 xícara e ½ de champignon picado e refogue mais um pouco. Adicione então 2 xícaras de presunto em cubos, 1 xícara de uvas-passa sem caroço e mexa mais.

Por fim, adicione 2 xícaras de água e 2 xícaras de vinho branco sem álcool. Cozinhe com a panela semitampada. Se o líquido secar e os grãos ainda estiverem duros, adicione mais água e deixe mais um pouco.

Mexa bem, adicione amendoins e salsa picada e já pode servir!

6- Arroz de forno saudável

Arroz com frango desfiado

Essa receita pode ser composta por frango desfiado ou carne seca (Foto: depositphotos)

O arroz de forno é fácil de preparar. O que o faz ser saudável ou não são seus complementos. Vamos te mostrar uma versão mais light e saudável dessa receita.

Cozinhe 2 xícaras de arroz branco. Quando morno, misture o arroz com ½ lata de milho verde, ½ lata de ervilhas, cubos de mussarela, 1 colher de parmesão ralado e alguma carne da sua preferência. Recomendo frango desfiado ou carne seca, na quantidade que preferir.

Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos, até a mussarela derreter. Pronto!

7- Salada de batata-doce com camarões

Salada de camarão

Essa salada, além de bonita, é saudável e saborosa (Foto: depositphotos)

A salada de batata-doce com camarões é uma guarnição que passa por prato principal tranquilamente. É tão saborosa e diferente que vai roubar os holofotes até mesmo das carnes típicas da ceia.

Primeiro, faça os chips de batata doce. Corte a batata doce em rodelas bem finas e leve à uma tigela com água bem gelada por 10 minutos. Depois, asse no forno por 20 minutos numa travessa forrada com papel manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto antes de assar.

Enquanto isso, tempere os camarões crus com limão e farinha de aveia, em seguida asse-os em uma frigideira com manteiga. Caso prefira o camarão natural, use apenas o limão. Tire os camarões quando assarem e asse na mesma manteiga cubos de queijo.

Por último, com os camarões, cubos de queijo e chips assados, una-os em uma tigela. Acrescente folhas verdes de sua preferência (alface ou acelga, principalmente) azeitonas verdes sem sementes e molho de mostarda e mel (2 colheres de mostarda para ½ de mel).

Veja também: Aprenda a fazer uma ceia de Natal totalmente vegana

8- Salada de ovos

Salada de ovos com maionese

Essa receita é outro clássico das ceias natalinas, e por isso não pode faltar (Foto: depositphotos)

Outra salada que é comum e saudável nas festas de Natal é a famosa salada de ovos. Por isso, vamos te ensinar a versão simples e saudável desta receita.

Cozinhe 5 ovos, descasque e corte-os em quadrados pequenos. Adicione 4 colheres cheias de maionese ou iogurte natural. Adicione também 1 colher de salsinha picada e ½ xícara de croutons. Tempere com sal e pimenta, em seguida leve à geladeira por 15 minutos.

É isso! Muito simples, não é? E o melhor, fica ótima com vários tipos de carnes.

O que não pode faltar no jantar de Natal e Ano Novo?

Você está encarregado(a) do jantar ou ceia de Natal e Ano Novo e não sabe o que precisa preparar? Pode ficar tranquilo(a), vamos te mostrar toda a lista. Veja abaixo:

  • 2 opções de carnes ou preparações (pode ser peru, tender, pernil, empadão, escondidinho, etc).
  • Acompanhamentos (arroz, feijão, macarronada, por exemplo)
  • Guarnições (purê, saladas)
  • Petiscos (para receber os convidados antes da refeição)
  • Bebidas e drinks
  • Sobremesa

Viu, não é tão difícil. Pense no que você colocaria em um prato para montar a refeição perfeita e imagine que os convidados farão isso. Contudo, sempre é chance de surpreendê-los!

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.