Conheça os benefícios e as propriedades do chuchu

Tido como o mais sem graça dos legumes – embora seja na verdade um fruto…


Tido como o mais sem graça dos legumes – embora seja na verdade um fruto – o chuchu é o grande coadjuvante da culinária brasileira. Por absorver facilmente o gosto de carnes e temperos, acaba desempenhando tão bem esse papel que poucas pessoas se interessam em saber mais sobre ele ou como prepará-lo de forma a torná-lo mais saboroso. Muitos alegam que ele não tem gosto de nada, mas sendo bem preparado pode ficar delicioso. Além do que, o chuchu é tão benéfico para o organismo que deveria deixar de ser coadjuvante para tornar-se personagem principal da alimentação, já que auxilia até mesmo no emagrecimento.

Conheça os benefícios e as propriedades do chuchu

Foto: Reprodução

Sobre o fruto

Originário da América Central e do México, o chuchu é fruto de uma trepadeira que, por ser resistente a diversidade de condições climáticas acabou difundindo-se em todo o mundo. No Brasil inclusive, o chuchu é facilmente encontrado, já que cresce em praticamente qualquer lugar que for plantado.

Nutrientes

Quem olha o chuchu com aquela aparência “exótica”, sem cor atrativa, sem cheiro e – dependendo de seu preparo – sem gosto, certamente não imagina que encontraria ali algo do qual pudesse se beneficiar. No entanto, a prática mostra justamente o contrário: o chuchu é rico em nutrientes, como as vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e outros minerais, além de muitas fibras.


Propriedades e benefícios

Entre as propriedades benéficas do chuchu, estão: antioxidantes, estimulantes, fortalecedor, diurético, entre outras. Pelos nutrientes que possui, o chuchu auxilia a prevenir doenças ósseas, além de fortalecer dentes e ossos evitando que quebrem ou sofram algum dano. Como poderoso estimulante, é eficiente em espantar a fadiga e combater a depressão, sendo um grande aliado ao tratamento dessas doenças – que necessitam também do acompanhamento de um especialista e das medicações que este prescrever.

Suas propriedades antioxidantes evitam o envelhecimento precoce, fortalecem o sistema imunológico, aceleram o metabolismo e combatem os radicais livres. Assim, o chuchu também é importante para deixar pele e cabelos bonitos, além de auxiliar no emagrecimento, já que um metabolismo adequadamente rápido estimula a queima de calorias. Por falar em caloria, o valor calórico do chuchu é baixíssimo: apenas 30 calorias para cada 100 g do fruto, o que faz dele um aliado da dieta para quem busca emagrecer de forma saudável. Ainda, o chuchu acelera o trânsito intestinal, fazendo o intestino funcionar melhor; reduz a pressão arterial e dá mais energia.

Preparo

Para manter as propriedades do chuchu, evite cozinhá-lo em muita água por muito tempo, assim como fritá-lo. O ideal é cozinhá-lo em pouca água ou até mesmo refogá-lo em um fio de azeite. Fique a vontade para preparar receitas diversas com ele, como omeletes, saladas, sopas, cremes, salgados e suflês. Bom apetite!


Reportar erro