Ingerir alho em jejum: saiba o que ocorre com seu organismo

O alho, especialmente cru, é utilizado como alimento medicinal devido aos benefícios que proporciona à saúde. Conheça os benefícios de comer alho em jejum


O alho é conhecido e largamente utilizado como uma especiaria que proporciona um sabor especial aos pratos. Além de seu uso na gastronomia, o vegetal, especialmente cru, é utilizado há vários séculos como alimento medicinal devido aos benefícios que proporciona à saúde, incluindo o combate ao colesterol e aos triglicerídeos altos, a redução da pressão arterial, a prevenção da trombose e a proteção do coração.

Mas você sabia que os benefícios do alho são potencializados ao consumirmos o mesmo em jejum?

Os benefícios do consumo do alho em jejum

O consumo do alho em jejum gera muitas opiniões distintas, entretanto, vários estudos acerca das propriedades do alimento apontaram que ele age como um poderoso antibiótico natural ao ser consumido em jejum.

O alho pode ser consumido a qualquer hora do dia, mas, segundo diversas pesquisas, a hora ideal para aproveitar ao máximo os seus benefícios é logo pela manhã, quando ainda estamos em jejum. Mas por quê? Isto ocorreria porque, no período da manhã, as bactérias estão expostas e não podem se defender, o que facilita a sua eliminação.

O alho é um poderoso desintoxicante e depurativo que estimula a eliminação de toxinas e rejeitos do organismo, além de facilitar a expulsão de lombrigas e prevenir o tifo. Ao consumir o alimento em jejum, estes benefícios são potencializados.

Imagem de cabeça e dentes de alho

Foto: Pixabay

Além disso, a longo prazo, adotar o consumo diário do alho em jejum ajuda a proteger o organismo de diversos problemas de saúde, incluindo determinados tipos de câncer, depressão e diabetes.


O alho é um alimento rico em antioxidantes e nutrientes que atuam no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções. Por este motivo, consumir este alimento em jejum garante que o nosso corpo tenha boas defesas em casos de araques de bactérias, fungos, vírus ou qualquer tipo de micro-organismo.

Indivíduos que sofrem de hipertensão também relataram que o consumo de alho ajudou a aliviar os sintomas da doença. Além disso, o alimento também é efetivo para a boa circulação, evitar problemas cardíacos e auxiliar no bom funcionamento do fígado e da vesícula.

Algumas pessoas relataram que comer alho em jejum é um poderoso remédio para tratar problemas nervosos.

Como consumir?

Para aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo alho, ele deve estar cru, pois, ao ser cozido, o mesmo pode perder até 90% de suas propriedades.

O principal benefício de comer alho em jejum dá-se graças ao seu poder desintoxicante e, assim, adotar este hábito depura o organismo.

Para potencializar os efeitos benéficos do alho no nosso organismo, é recomendável começar o dia com duas colheres de sopa do alimento finamente picado ou triturado. Depois disso, você pode tomar um suco detox natural e esperar 45 minutos para tomar o café da manhã.

Apesar dos diversos benefícios que proporciona à saúde, muitas pessoas não suportam o cheiro e o gosto do alho. Nestes casos, pode-se optar pela ingestão de complementos naturais de alho em comprimidos, que podem ser adquiridos em farmácias ou em lojas de produtos naturais.


Reportar erro