Chás para se livrar da ansiedade

Por Nayla Georgia

Chás para se livrar da ansiedade

Imagem: Reprodução

A ansiedade é um fenômeno que envolve o nosso funcionamento corporal e mental, na maioria das vezes relacionado a aflição, angústia, incerteza e medo. O excesso de ansiedade faz com que o indivíduo se prive de reagir a certos estímulos e isso acaba por prejudicar a vida deste. As causas mais comuns para essa patologia são as experiências de vida que não saíram como a pessoa desejava, portanto, falhando na sua missão. Existem outras condições que podem gerar a ansiedade e para se livrar de seus sintomas é preciso de ajuda psíquica, remédios (naturais ou não) e força de vontade.

Sintomas da ansiedade

  • Preocupação, tensão ou medo exagerado;
  • Medo extremo de um objeto ou situação em particular;
  • Pavor depois de situações difíceis;
  • Medo exagerado de humilhação pública;
  • Falta de controle de pensamentos, atitudes ou imagens que se repetem involuntariamente;
  • Sensação contínua de que algo ruim e desastroso irá acontecer;
  • Etc.

Receitas de chás que amenizam os sintomas da ansiedade

Camomila

Quando a vovó fala que um chazinho de camomila ajuda a dormir, ela tem razão. A camomila é conhecida pelo seu poder de acalmar e seu efeito tranquilizador é comprovado cientificamente. Além de acalmar os nervos é possível garantir com essa infusão que os sintomas do estresse, como a dor estomacal e enjoo sejam amenizados.

Como fazer e beber:

Em uma xícara de água fervente, adicione uma colher rasa das flores e folhas da camomila ou um saquinho daqueles comprados em supermercados. Deixe em infusão por cinco minutos, se for necessário coe e beba em seguida. Esse chá pode ser bebido quantas vezes desejar, mas não é ideal exagerar.

Erva Cidreira

Também conhecida como Melissa, essa erva é facilmente confundida com o capim-limão, contudo ambos os chás podem ser usados para o mesmo fim, que seria acalmar os nervos.

Como fazer e beber:

Ferva uma xícara de água, adicione uma colher de sopa das folhas de cidreira picada e deixe em infusão em um recipiente tampado por 10 minutos. Passado esse tempo, coe a bebida e consuma logo em seguida. O ideal é tomar três vezes ao dia e pode ser adicionada uma colher de chá de mel para adoçar.

Maracujá

Tanto o suco quanto o chá dessa fruta é eficiente no caso de acalmar os sintomas da ansiedade. Focando na sua infusão, pode-se fazer com uma xícara de água fervente, 1 colher de sobremesa das folhas de maracujá e ainda acrescentar uma colher da erva cidreira. Deixe apurando por alguns minutos em um recipiente com tampa e beba em seguida, de preferência três vezes ao dia.

Alecrim

Pouco conhecido para esse fim, o chá de alecrim pode ser eficiente para dar um fim à ansiedade. Prepare o chá colocando uma colher de sopa rasa das folhas em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por alguns minutos. Coe e tome de uma a duas vezes ao dia, podendo adoçar com um pouco de mel, se desejar.