Chás com poderes diuréticos

Por Redação

Barriga saliente

A retenção de líquido engorda | Imagem: Reprodução

Como utilizar de forma saudável os chás diuréticos?

A retenção de líquidos em nosso corpo pode ter diversas razões para acontecer, desde maus hábitos alimentares, como o consumo excessivo de sal; maus hábitos no dia a dia, como o sedentarismo, que causa má circulação e, nas mulheres, é comum que as alterações hormonais causem retenção de líquido, principalmente no período pré-menstrual.

O acúmulo de líquido pode ser causado por um motivo bem sério também, que é o mau funcionamento dos rins.

Os sintomas de quem está retendo líquido no organismo são basicamente estes

  • inchaço de mãos e pés e tornozelos;
  • inchaço abdominal e torácico (a pessoa parece ter ganhado peso, de modo geral);
  • dores de cabeça;
  • irritação acentuada;
  • aumento da pressão;
  • dores no peito e mal-estar.

O uso de diuréticos é muito comum e válido para eliminar o excesso de líquidos, mas, é importante que se esclareça certos pontos, pois as pessoas costumam confundir as coisas:

1º) Estar retendo líquido não significa, em hipótese nenhuma, que não se deva beber água! Pelo contrário, a água estimula os rins a trabalharem na eliminação dos líquidos e toxinas do organismo, ajudando também na circulação sanguínea. O corpo tem mecanismos de defesa em caso de privação. Assim como nas dietas em que as pessoas passam quase sem comer e o organismo retém todas as calorias por não saber quando receberá nutrição novamente, assim é com a água, se não se hidrata o corpo direito, o organismo retém todo líquido que pode para garantir a hidratação fundamental!

2º) O uso abusivo de diuréticos provoca uma perda muito grande de sais minerais importantes à nossa saúde e, sem que se os reponha, como no caso das pessoas que pensam que não se devem tomar líquidos (além dos diuréticos) estando com retenção, sua falta se torna um grave problema que pode, inclusive, causar a morte.

Esclarecidos esses pontos importantes, agora vamos à alguns chás que poderão auxiliar na eliminação do excesso de líquidos. Mas não esqueça: com moderação e intercalando com água!

CARQUEJA

Esse é um dos diuréticos naturais mais usados e comuns! Ferva um litro de água e coloque 4 colheres de sopa de folhas de carqueja picadas em infusão por alguns minutos até que esteja quase frio. Coe e beba até três xícaras ao longo do dia.

MISTO

Ingredientes:

  • 1 colher de alcachofra;
  • 1 colher de centelha asiática;
  • 1 colher de cavalinha;
  • 1 colher de banchá.

Como fazer:

Ferver um litro de água e colocar todos os chás em infusão por dez minutos. Beber até três xícaras desse chá ao longo do dia.

 

Outros chás que tem os mesmos poderes e podem ser preparados em infusão e bebidos da mesma forma, até três xícaras ao dia:

+ hibisco, cabelo de milho, sete sangrias, dente-de-leão, alfafa, borragem, quebra-pedra, assa-peixe, chá verde e de folha de sabugueiro.