Benefícios do chá e do suco da casca de abacaxi

A casca do abacaxi costumar ser descartada após a extração da polpa. Essa parte da fruta possui inúmeros benefícios por ser rica em substâncias e nutrientes essenciais para a manutenção do corpo.

A bromelina, por exemplo, é um potente agente digestivo. Além disso, a casca possui uma grande quantidade de fibras alimentares, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a emagrecer de maneira saudável.

Essa parte do abacaxi é bastante versátil, podendo desde sucos a chás. Esse último, inclusive, é um potente aliado contra gripes e resfriados. 

A bromelina presente no suco de abacaxi estimula o bom funcionamento digestivo (Foto: Freepik)

Benefícios em consumir a casca do abacaxi

Você acha que só a polpa do abacaxi que é rica em nutrientes? Não mesmo, a casca da fruta também é cheia de componentes essenciais para a manutenção do organismo, como é o caso da vitamina C, proteína e carboidratos. 

Cada porção de 100 gramas contém em média 18 gramas de fibras alimentares, o que representa mais da metade do recomendado para consumo diário desse nutriente.

Ela também é uma ótima fonte de minerais como cálcio, zinco, manganês e ferro. (1)

Aumenta a sensação de saciedade e emagrece

As fibras alimentares encontradas em cada porção da casca de abacaxi aumentam a sensação de saciedade, o que diminui a fome ao longo do dia e ainda favorece a perda de peso. 

As fibras são partes dos alimentos que o corpo não consegue digerir e portanto não têm calorias, mas mesmo assim são comestíveis. 

É justamente esse fato que faz delas um excelente agente emagrecedor, já que esses compostos ocupam bastante lugar no estômago, fazendo com que você fique satisfeito mais rapidamente e ingira menos calorias. 

Desse modo, começar a consumir o suco ou chá da casca de abacaxi é uma maneira simples, fácil e saborosa de perder os quilinhos extras e ainda controlar o peso. (2)

Estimula a digestão

O suco e o chá da casca de abacaxi conseguem estimular a produção dos ácidos digestivos. (3)

Essa propriedade é derivada de uma enzima encontrada em grande quantidade na casca, a bromelina. 

Ela não estimula apenas a produção dos ácidos estomacais, mas também a produção da bile, um tipo de “detergente” natural que metaboliza a gordura e ainda melhora o funcionamento do pâncreas.

O resultado é um alívio rápido da indigestão e um efeito detox no organismo. A bromelina ainda protege contra o aparecimento das úlceras estomacais. (4

Impede a ação dos radicais livres 

Mais um motivo para você começar a beber o chá ou suco da casca de abacaxi é que essas bebidas protegem o organismo contra a ação dos radicais livres. 

Esses são compostos voláteis que são produzidos quando as células do corpo se degradam. O problema é que eles “grudam” nas outras células, que estão saudáveis e fazem com que elas comecem a oxidar (degradar) em uma reação em cadeia, fazendo com que o corpo fique mais frágil e propício à doenças.

Os principais compostos desse tipo encontrados na casca da fruta são os fenólicos e os ácidos orgânicos, como o ácido ascórbico, que é um outro nome para a vitamina C. (5)

Esse efeito antioxidante consegue impedir que as células cerebrais entrem nesse processo de oxidação, impedindo o aparecimento e avanço de doenças neurodegenerativas. (6

Fortalece a imunidade 

Você é do tipo que fica doente com frequência? Se sim, saiba que o suco ou chá da casca de abacaxi pode te ajudar com isso. A bebida ajuda a dar uma forcinha para o seu sistema imunológico, a defesa do organismo contra as doenças. 

A bromelina é capaz de estimular a produção de várias das células que fazem parte do sistema imune. (7

Esse aumento na produção atinge especialmente as células T, mais conhecidas como glóbulos brancos. (4

Com isso, o consumo dessas bebidas aumenta a quantidade delas que estão circulando na corrente sanguínea, o que melhora a resposta do organismo frente a algum ataque de micro-organismos. (7)

Melhora a circulação sanguínea e diminui os inchaços 

Quer outro motivo para começar a usar a casca de abacaxi em receitas? Tanto o suco quanto o chá preparado com elas estimulam a circulação sanguínea, prevenindo assim problemas como inchaços, principalmente nas pernas e até trombose.

Esse mecanismo também é derivado da bromelina e acontece porque essa enzima é capaz de impedir a formação de coágulos, montinhos de um tipo de proteína chamada fibrina e que servem para estancar sangramentos.

Contudo, quando aparecem fora de hora ou em grande quantidade, eles impedem a circulação normal e podem levar à morte, em alguns casos. 

Para completar, a bromelina da casca do abacaxi também protege as veias contra vários tipos de danos. Com isso, o sangue consegue circular melhor e acaba com os impactos negativos de problemas circulatórios. (7)

Regula o intestino

Quem sofre com problemas intestinais, seja constipação ou diarreia, pode se beneficiar bastante do suco da casca do abacaxi, isso porque as fibras dessa parte do fruto agem diretamente no trato intestinal e melhoram uma série de condições. 

As fibras insolúveis da casca melhoram a textura das fezes, deixando o cocô na consistência correta, diminuem o tempo que elas levam para percorrer todo o intestino até serem eliminadas e ainda estimulam a proliferação de bactérias boas para o organismo. 

Essas, que fazem parte da chamada flora intestinal, são essenciais na prevenção de infecções intestinais e na prevenção de vários tipos de doenças, desde diarreias até mesmo o câncer de cólon. (8)

Combate os sintomas das infecções respiratórias

O chá feito com a casca da fruta é excelente para aliviar a tosse e ajudar a expulsar o catarro do organismo.

Esse benefício também é derivado da ação da bromelina, que é um poderoso agente mucolítico. Ou seja, tem a capacidade de diluir o catarro que fica acumulado nas vias respiratórias. 

A substância é um ótimo complemento para os tratamentos de bronquite, pneumonia, bronquiectasia, asma e até gripes e resfriados comuns. (4)

E não é apenas isso, pois uma xícara de chá de casca de abacaxi ainda aumenta a produção das células de defesa, processo que faz com que o organismo se recupere mais rápido das doenças. (7)

Como preparar?

O chá de abacaxi combate infecções, dá saciedade e ainda emagrece (Foto: Freepik)

Suco de casca de abacaxi 

Ingredientes

  • Casca de 1 abacaxi 
  • 1 litro de água 
  • Folhas de hortelã
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

Lave bem o abacaxi e retire toda a casca. Em seguida, leve ao liquidificador as cascas, o hortelã e o gelo e bata bem, até que tudo esteja bem triturado. Feito isso, basta coar e servir. 

As cascas do abacaxi já são doces, mas caso deseje adoçar, opte por mel ou açúcar mascavo. 

Chá de casca de abacaxi

Ingredientes

  • Casca de 1 abacaxi médio 
  • 1 litro de água. 

Modo de preparo

Retire a casca e coloque na água fervente por cerca de 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e beba ainda quente ou leve para gelar. 

Para potencializar os efeitos dessa infusão, você pode acrescentar ervas como gengibre, canela, hortelã e adoçar tudo com mel.

Contraindicação

Não foi encontrada nenhuma contraindicação para o suco ou chá de abacaxi, o que indica que essas são bebidas seguras que podem ser consumidas por qualquer pessoa. 

Mas ainda é preciso evitar os excessos pois, por ser rica em carboidratos, com quase 55 gramas por porção, elas podem elevar os níveis de açúcar no sangue, em especial de quem sofre de diabetes. Portanto, não tome mais do que três porções por dia. (1)

Referências 

(1) ROMELLE, Feumba Dibanda; P. Ashwini; MANOHAR, Ragu Sai. Chemical composition of some selected fruit peels. European Journal of Food Science and Technology, v.4, n.4, p.12-21, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326579276_Chemical_composition_of_some_selected_fruit_peels. Acesso em: 10 de outubro de 2010. 

(2) HURTADO, Daiane Cristina; CALLIARI, Caroline Maria. Fibras alimentares no controle da obesidade. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_14_1310672074.pdf. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

(3) D. Lawal. Medicinal, pharmacological and phytochemical potentials of Annona comosus Linn. peel – A review. Bayero Journal of Pure and Applied Sciences, v.6, n.1, p.101-104, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4314/bajopas.v6i1.21. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

(4) KELLY, Gregory S. Bromelain: A Literature Review and Discussion of its Therapeutic Applications. Alternative Medicine Review, v.1, n.4, p.243-257, 1996. Disponível em: https://www.foundationalmedicinereview.com/wp-content/uploads/2019/02/v1-4-243.pdf. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

(5) UPADHAY, Atul; LAMA, Jeewan Prava; TAWATA, Shinkichi. Utilization of Pineapple Waste: A Review. Journal of Food Science and Technology, v.6, p.10-18, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3126/jfstn.v6i0.8255. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

(6) ERUKAINURE, Ochuko L et al. Protective effect of pineapple (Ananas comosus) peel extract on alcohol-induced oxidative stress in brain tissues of male albino rats. Asian Pacific Journal of tropical Disease. p. 5-9. 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ochuko_Erukainure/publication/233784251_Protective_effect_of_pineapple_Ananas_comosus_peel_extract_on_alcohol-induced_oxidative_stress_in_brain_tissues_of_male_albino_rats/links/0c96052bfa5ec3c918000000.pdf. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

(7) MAURER, H.R. Bromelain: biochemistry, pharmacology and medical use. Cellular and Molecular Life Sciences, v.58, p.1234-1245, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1007/PL00000936. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

(8) HUANG, Ya-Ling; TSAI, Yung-Hsiang; CHOW, Chau-Jen. Water-insoluble fiber-rich fraction from pineapple peel improves intestinal function in hamsters: evidence from cecal and fecal indicators. Nutrition Research, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.nutres.2014.03.001. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.