Chá e receitas naturais para dor de garganta

É muito comum encontrarmos pessoas se queixando de dores de garganta. Estas, no entanto, possuem…


É muito comum encontrarmos pessoas se queixando de dores de garganta. Estas, no entanto, possuem algumas causas que envolvem alguns tipos de inflamação ou infecção. A faringite é uma inflamação da faringe e pode ser causada por vírus e bactérias, ou ainda pelo refluxo ou pela sinusite. Já a laringite é uma inflamação que atinge a laringe e pode ser confundida com a citada anteriormente. É mais profunda, podendo ser identificada apenas por meio de aparelhos específicos usados por profissionais. Por último, temos a amigdalite, que é a inflamação das amígdalas que, quando muito frequentes, tornam necessária uma cirurgia de remoção delas. É causada também por vírus ou bactérias.

As dores de garganta podem ser acompanhadas de alguns outros sintomas como mal-estar e febre, além de dificuldade para engolir. Existem alguns medicamentos naturais, no entanto, que ajudam no tratamento e no alívio das dores de garganta.

Chá e receitas naturais para dor de garganta

Foto: Reprodução

Medicamentos naturais

Própolis

O própolis, apesar de não possuir benefícios comprovados no tratamento das dores de garganta, age no alívio do sintoma, pois possui ação anti-inflamatória.


Gengibre

Com ação anti-inflamatória, o gengibre atua diminuindo os sintomas, não sendo eficaz no tratamento da causa das dores de garganta, além disso, estimula ainda a salivação de forma a lubrificar as cordas vocais e melhorar as condições do local afetado. O chá ou a bala feita com essa raiz – encontrada em farmácias – podem ser usados para este fim.

Maçã e frutas cítricas

O consumo de frutas ricas em vitamina C – com ação anti-inflamatória e antioxidante – ajuda no fortalecimento da imunidade de forma a combater e evitar doenças que podem causar a dor de garganta. Elas também aumentam a salivação, lubrificando as cordas vocais, assim como a maçã que, além disso, ajuda no aquecimento da região.

Menta

Com sensação de frescor e alívio dos sintomas da inflamação, a menta aumenta a salivação. No entanto, em alguns casos, pode piorar a irritação. Quando isso acontecer, suspenda imediatamente o uso e procure um médico.

Chá para tratamento

O chá de abacateiro e tanchagem é muito eficaz no alivio das dores de garganta. Para preparar, use duas folhas de abacateiro e duas folhas de tanchagem para um copo de água. Em um recipiente, leve a água ao fogo e deixe ferver. Quando isso acontecer, coloque as folhas de tanchagem, deixe ferver por mais dois minutos e coe em seguida. Adicione depois as folhas de abacateiro e leve novamente ao fogo, deixando ferver por mais dois minutos. Em seguida, desligue e aguarde até esfriar. Coe e faça gargarejos três vezes por dia enquanto ainda sentir dores.


Reportar erro