Benefícios das sementes de mamão

O mamão é uma das frutas mais saudáveis que existem, sendo uma rica fonte de…


O mamão é uma das frutas mais saudáveis que existem, sendo uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, mas será que nós realmente aproveitamos todos os benefícios proporcionados por esta fruta? A maioria das pessoas joga fora as sementes de mamão, sem saber que, além de comestíveis, elas fornecem excelentes benefícios à nossa saúde.

Quais são os benéficos das sementes de mamão?

Reguladores intestinais

Além de vitaminas, as sementes de mamão contêm fibras, que são excelentes para o bom funcionamento do intestino. As fibras atuam como regulares intestinais, favorecendo o hábito de ir ao banheiro regularmente.

Combate a parasitas

As sementes de mamão apresentam os componentes papaína e carpaína, importantes para livrar o nosso organismo da presença de parasitas, atuando como antibacteriano e anti-inflamatório.

A papaína é uma enzima proteolítica que ajuda a manter os elevados níveis de enzimas digestivas na dieta, o que fortalece o ambiente do trato gastrointestinal e torna-o menos propício à instalação de vermes e bactérias.

Já a carpaína é uma substância capaz de matar vermes parasitas e amebas. De acordo com alguns estudos, a ingestão de uma batida de sementes de mamão, durante sete dias, pôde ajudar crianças na Nigéria a se livrar de parasitas.

Desintoxicação do fígado

As propriedades desintoxicantes presentes nas sementes de mamão auxiliam na limpeza do fígado. A ingestão de uma pequena quantidade destas sementes, todos os dias, pode auxiliar no tratamento de doenças como a cirrose e a manter um fígado mais saudável.

Benefícios das sementes de mamão

Foto: Reprodução

Melhora da circulação sanguínea

A fibrina, substância presente nas sementes de mamão, ajuda a estimular a circulação sanguínea no organismo. Esta substância tem a capacidade de reduzir o risco de formação de coágulos e melhorar a qualidade das células, contribuindo, assim, para um bom fluxo de sangue.

Proteção contra o câncer

As sementes de mamão contêm antioxidantes que auxiliam no combate ao câncer, fortalecendo a atividade das enzimas protetoras. As sementes também possuem benzil isotiocianato, um composto capaz de inibir a formação e desenvolvimento das células cancerígenas. Desta forma, as sementes de mamão são importantes no combate a vários tipos de câncer, como o de mama, pulmão, pâncreas, cólon e próstata.

Demais benefícios

De acordo com algumas pesquisas realizadas, o extrato de sementes de mamão pode proteger os rins contra a insuficiência renal. Estas sementes também proporcionam benefícios nos casos de tratamento de cisto, tumor, mioma, bócio e hepatite A e B.


Modos de consumir as sementes de mamão

As sementes podem ser consumidas puras, da maneira como foram retiradas do mamão, ou adicionada a molhos, saladas e sopas. Embora as sementes possam ser adicionadas no preparo de vitaminas e batidas, muitas pessoas concordam que o seu gosto amargo e similar ao de pimenta não combina com essas bebidas.

Após cortar o mamão pela metade, retire as sementes com o auxílio de uma colher grande.

Sementes de mamão com mel

Se você achar que o gosto das sementes é muito forte e amargo, poderá tentar comê-las com 1 colher (chá) de mel. Quando for comer, mastigue as sementes algumas vezes antes de engolir. Nas primeiras semanas, é aconselhável mastigar poucas sementes para se acostumar com o seu sabor. Além disso, em grandes quantidades elas podem causar problemas digestivos se a pessoa não estiver acostumada.

Molho de salada

Outra maneira de usar as sementes é preparando um molho de salada, misturando-as com vinagrete.

Para fazer uma versão de molho de salada de sementes de mamão, siga a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de sementes de mamão;
  • 1/4 de um copo de mamão;
  • ¼ de um copo de cebola;
  • ¼ de um copo de coentro;
  • 1 dente de alho;
  • 5 colheres (chá) de gengibre;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher (chá) de mel;
  • ¼ de um copo de azeite de oliva;
  • ½ colher (chá) de sal.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, com exceção do azeite, no liquidificador, até formar um líquido. Devagar, vá colocando o azeite no liquidificador e misture bem.

Esta receita rende 1 copo de molho e pode ser armazenado bem fechado e refrigerado por até uma semana.


Reportar erro