Método saudável: veja como fritar ovo na água

Na busca de métodos saudáveis para preparar seus alimentos, veja como fritar ovo na água. Essa é uma técnica que evita o uso de outro tipo de gordura, a exemplo do azeite e da manteiga light, deixando o prato ainda mais saudável.

Mesmo se tratando de um alimento saudável, a ingestão do ovo deve ser recomendada e supervisionada por um médico, nutricionista ou endocrinologista. Isso garante que o corpo esteja sempre aproveitando o que há de melhor no alimento.

Como fritar ovo na água

Nesse meio, você sabia que é possível fritar o ovo usando apenas água? Caso sua resposta tenha sido negativa, chegou a hora de conhecer mais essa forma de preparo. Com a própria água, é possível preparar o ovo de várias outras maneiras.

Para preparar essa receita você só vai precisar de uma frigideira, 1 colher (de sopa) de água e 1 ovo. Comece colocando a água na frigideira e levando ao fogo. Assim que ferver, quebre o ovo e deixe assar.

Ovo frito numa frigideira

Existem várias maneiras de fritar ovo, podendo ser no fogo ou micro-ondas (Foto: depositphotos)

Se preferir, pode tampar a panela, para que a gema cozinhe melhor, sem precisar virar o ovo. Coloque sal a gosto e o ovo frito com água já está pronto para ser servido. Caso seja da sua preferência, também pode colocar um pouco de orégano.

Diversas outras maneiras de cozinhar o ovo com água

O ovo pode ser feito de diversas maneiras: cozido, frito, mexido, assado, omelete e poche. Além da receita anterior que sugere que o ovo seja frito com água, veja outras formas de preparar o ovo usando apenas água.

Ovo poche

Esse tipo de preparo do ovo é mais comum em países da América do Norte. Porém, alguns brasileiros não dispensam essa iguaria. Para prepará-lo, você só vai precisar de uma panela com água e um ovo fresco.

Quebre o ovo em um pirex e reserve. Coloque a água para ferver. Assim que ela apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e despeje o ovo. Deixe ele por lá por cerca de 3 minutos.

Passado esse tempo, você pode retirar o ovo. Ao servir, você vai perceber que o ovo ficou com a clara bastante firme e a gema derretida por dentro.

Ovo cozido

Para preparar o ovo cozido você vai precisar apenas dos ovos e um pouco de água. Com ajuda de uma panela funda, coloque a água para ferver junto com os ovos. Use a tampa para que a água ferva mais rápido.

Para que a gema fique bem durinha, basta deixar o ovo ferver entre 7 e 10 minutos. Já para quem prefere a gema um pouco mais mole, deixe fervendo por aproximadamente 5 minutos.

Passado o tempo de cozimento do ovo, o passo seguinte é desligar o fogo e despejar a água fervente na pia. Deixe o ovo esfriar um pouco e retire a casca do ovo. Para evitar queimaduras, espere até esfriar a uma temperatura que consiga segurá-lo.

Ovo cozido em 1 minuto

Por mais simples que o preparo do ovo possa se mostrar, as pessoas querem mais! Para saciar esse desejo, o Remédio Caseiro foi em busca de uma receita que pudesse deixar o seu ovo pronto no mínimo de tempo possível.

Essa receita é para preparar o ovo cozido. Para isso, você vai precisar de uma panela funda, água e um ovo fresco em temperatura ambiente. Para começar, coloque a água para ferver. Assim que ela estiver borbulhando, desligue o fogo e coloque o ovo dentro.

Até aí, nada diferente do que você já costuma fazer, certo? Assim que o ovo for jogado na água você vai marcar um minuto. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe o ovo na água até que ele esfrie.

Pode não parecer, mas, o calor da água vai fazer com que o ovo termine de cozinhar. Quando a água esfriar, descasque o ovo normalmente e sirva. Você vai ver que o ovo ficou cozido de forma normal, gastando bem menos tempo de fogo.

Como fritar ovo no micro-ondas com água

Para fritar o ovo no micro-ondas com água você vai precisar de um prato, uma colher (de sopa) de água e 1 ovo inteiro. O primeiro passo é colocar a água no prato. Espalhe de forma a cobrir a superfície do prato. Depois, quebre o ovo.

Antes de levar para o micro-ondas, com ajuda de um garfo, faça alguns furos na clara e na gema. Quanto ao tempo de preparo, isso vai depender do seu gosto. Ele pode variar de 30 segundos, para o mais mole, passando por 50 segundos, até 1 minuto e 30.

Vantagens do ovo frito com água

O ovo é um alimento bastante versátil. Por isso ele faz parte da dieta de todos os tipos de pessoas, independente da faixa etária. A facilidade no preparo também é outro ponto que evidencia ainda mais o seu consumo.

Para você aderir de vez essa forma de preparar o ovo usando somente água, veja só essa comparação: Enquanto um ovo frito na manteiga light ou azeite tem uma média de 107 calorias, o cozido ou frito na água possui apenas 75 calorias.

Para quem está fazendo dieta, preparar o ovo usando somente água para abolir algumas calorias do seu cardápio vai garantir um alimento mais saudável. Isso também vale para os praticantes de atividades físicas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.