Benefícios e propriedades do aipo

O aipo, também conhecido como salsão, é rico em minerais como o magnésio e o potássio e fibras

Consumido com ênfase em saladas e no preparo de alguns pratos, o aipo possui muitas propriedades e benefícios que podem ser direcionados à saúde humana. Porém, pouca gente tem acesso a essas informações e, muitas vezes, ignoram o ingrediente.

Com a leitura desse artigo, além de conhecer tudo sobre o aipo, você também vai ter a oportunidade de conhecer algumas receitas que podem ser feitas a partir da utilização desse ingrediente, tão comum de ser encontrado em feiras livres e supermercados.

O aipo é um vegetal que possui as folhas verdes, que pertence à família Apiaceae. A parte do ingrediente que entra na alimentação é o talo. O alimento é rico em muitos nutrientes e possui alta concentração de água.

Benefícios do aipo

O aipo é um vegetal rico em vitaminas, tais como: A, B, C, E e K, fora isso, ele também apresenta sais minerais a exemplo do cálcio, potássio, sódio e fósforo. Ele também contém na sua composição hidrato de carbono, fibra dietética e proteína.

Emagrecimento, combate ao câncer e colesterol ruim são alguns dos benefícios do aipo

O aipo, ou salsão é rico em nutrientes e possui alta concentração de água (Foto: depositphotos)

“O aipo ou salsão, como é conhecido popularmente, é rico em minerais como o magnésio e o potássio e fibras. Tem efeito diurético, desintoxicante pela presença da glutationa e ainda estimula o funcionamento intestinal”, afirma a nutricionista Andrezza Botelho.

Só por esse início já deu para perceber o quão vantajoso é incluir o aipo na sua dieta caseira, certo? Porém, a partir de agora, você terá mais exemplos dos benefícios que esse vegetal pode trazer para a sua saúde.

Reduz o colesterol

O aipo possui algumas substâncias que ajudam na redução do colesterol ruim, são elas ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis. Um composto também chamado de Butil ftalato também tem a mesma atuação.

Além de reduzir a pressão arterial, o aipo também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Isso acaba acarretando na redução da pressão arterial. Ah! Lembrando que a probabilidade de desenvolver problemas vinculados ao coração é minimizada.

“O aipo é rico em potássio, mineral que não deixa a pressão disparar. Ele também é uma fonte de substâncias que melhoram o trânsito do sangue. Ou seja, ajuda o corpo a se livrar de inflamações como a gota”, acrescenta a nutricionista Rafaela Sampaio.

Veja também: 10 motivos para comer aipo diariamente

Auxilia a perda de peso

Entre tantas as vantagens do aipo para a saúde humana, também podemos citar seu baixo índice de calorias. Ele também é rico em água e em fibra dietética. Tudo isso pode ser convertido em vantagens para quem quer eliminar o peso extra.

Ingerido em saladas, o aipo prolonga a sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa demore a sentir fome. Isso acaba acarretando na ingestão de menos calorias, o que gera como consequência o emagrecimento.

Porém, não adianta só apostar nos benefícios do aipo para perder peso, já que a adequação do cardápio e a inclusão de atividades físicas regulares são mais do que necessárias.

Prevenção do câncer

A presença de luteolina, que é um tipo de flavonóide, limita o crescimento de células cancerosas. Já a cumarina, um fitoquímico, também evita o aparecimento do câncer do cólon e do estômago.

Além do mais, o aipo é rico em antioxidantes, importantes agentes no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento.

“Suas propriedades dietéticas e ao mesmo tempo hidratante, ainda auxilia na eliminação dos gases intestinais e na eliminação das toxinas, na eliminação do ácido úrico do aparelho digestivo”, lembra ainda a nutricionista Ana Paula Araújo.

Problemas menstruais

Para as mulheres que apresentam problemas menstruais como cólicas e fluxo desregulado, o aipo pode trazer benefícios. Isso se deve a presença do composto anethole fitoquímico estrogênico.

Veja também: Consumir Aipo reduz os sintomas de gripe, asma e artrite

Receitas com aipo

Entre os benefícios do aipo estão a eliminação dos gases intestinais e a melhora na digestão

As folhas são mais nutritivas do que o talo, sendo indicada para sopas e saladas (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer os benefícios da ingestão do aipo, muita gente pergunta sobre as possibilidades de incluí-lo no cardápio diário. Uma das possibilidades possíveis vem do preparo de saladas. Mas a culinária vai muito além.

Antes de seguir com as receitas, de acordo com a nutricionista Rafaela Sampaio, no aipo, “as folhas são mais nutritivas do que o talo. Uma sopa ou uma salada são boas opções para aproveitá-las”.

Patê de frango e talos de aipo

Ingredientes

  • Talos de aipo cortados em tiras;
  • 200g de peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 cebola picada;
  • 125 g de iogurte natural;
  • Salsinha à gosto.

Modo de preparo

Com ajuda de uma vasilha, misture o frango, a cebola, salsinha picada e o iogurte natural. Misture bem até que os ingredientes estejam bem homogêneos. O passo seguinte é dispor o patê sobre os talos do aipo. Depois, é só servir.

Veja também: Suco de aipo: excelente calmante natural

Creme de cenoura com aipo

Ingredientes

  • 4 cenouras;
  • 1 talo de aipo;
  • 1 batata doce pequena;
  • 1 cebola;
  • 1 colher (de sopa) de azeite;
  • 1 dente de alho.

Modo de preparo

Corte todos os ingredientes indicados na receita e coloque em uma panela com água suficiente para cobrir todos eles. Leve ao fogo e deixe até que os legumes estejam bem cozidos. Depois, acrescente os temperos de sua preferência. Deixe esfriar.

Leve a mistura até o liquidificador e bata. A recomendação é de que o creme seja ingerido ainda quente.

Chá de aipo

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 20 gramas de aipo.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que estiver borbulhando, desligue o fogo e acrescente a quantidade de aipo recomendada na receita. Deixe descansar por 10 minutos com a tampa da panela fechada.

Passado esse tempo, a recomendação é usar uma peneira para auxiliar na remoção do aipo utilizado. Na sequência, basta colocar em uma xícara e tomar. Para que o chá surta efeito, não use açúcar ou adoçante.

Veja também: Quais sucos são benéficos para fortificar os ossos

Contraindicações do aipo

O consumo excessivo do aipo não apresenta nenhum problema para a saúde, porém, alguns pacientes precisam tomar um pouco de cuidado em relação a isso, já que ele pode causar problemas bem específicos.

Pessoas que apresentam inflamação nos rins e diabéticos devem ficar longe dessa verdura. Ele possui grandes quantidades de açúcares e cálcio, o que pode prejudicar o funcionamento do corpo.

Nesse sentido, uma dica que nunca falha é recorrer a orientação de um profissional médico, principalmente se você se encaixar em uma das restrições que foram apresentadas anteriormente.

Veja também: Especialista fala sobre os benefícios do consumo de vegetais de folhas verdes

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.