Qual o melhor e mais saudável óleo de cozinha?

Conheça os benefícios de sete tipos de óleo de cozinha e veja quais são as melhores opções para o corpo e saúde do mesmo


Muitas pessoas lutam constantemente contra as gorduras no organismo, porém, o que poucas sabem é que o corpo necessita de uma quantidade mínima de gordura para garantir um bom funcionamento corporal. Os óleos de cozinha, portanto, podem se tornar um equilíbrio ou representar um perigo para saúde. Para saber utilizá-los, é necessário entender quais são as melhores opções e quais não funcionam corretamente no organismo.

Os tipos de óleos e seus benefícios

Azeite de oliva

Fonte rica em ômega-9, vitaminas A, D, E e K, é mais eficaz quando consumido frio, uma vez que quando é aquecido boa parte de suas propriedades se perdem. Com sua ação antioxidante, o produto auxilia na diminuição do colesterol e de problemas cardíacos. Protege o organismo ainda contra a ação de células cancerígenas. Além disso, acelera o metabolismo, retarda o envelhecimento celular, melhora a absorção de minerais e vitaminas dos alimentos e ainda facilita a digestão.

Qual o melhor e mais saudável óleo de cozinha?

Foto: Pixabay

Óleo de canola

Rico em ômega-3 e gordura boa, este óleo protege o coração e, por isso, é considerado um dos produtos mais saudáveis da lista. Ainda é conhecido pela sua ação anti-inflamatória e por auxiliar no controle dos níveis de colesterol, triglicerídeos e da pressão arterial. Além disso, contém o menor número de gordura saturada.

Óleo de girassol

Considerado um excelente protetor do coração, este produto reduz as taxas de colesterol e a pressão arterial, prevenindo problemas cardíacos. Possui ômega-3 e é uma fonte riquíssima de várias vitaminas, como a A, D, E e as do complexo de B. O óleo de girassol é composto ainda por nutrientes como o zinco, magnésio e ácidos graxos insaturados.


Óleo de soja

É visto como um dos mais calóricos da lista, porém, seus benefícios conseguem reverter isso e deixá-lo como aliado do organismo. Isso porque este produto atua no corpo como antioxidante natural e como combatente das altas taxas de colesterol que comprometem a saúde das pessoas. Para completar suas qualidades, o óleo de soja é fonte de vitamina E, ômega-3 e ômega 6.

Óleo de coco

Apesar de contemplar as preferências das pessoas que buscam um corpo com menos gordura, não há estudos que consigam comprovar a eficácia deste produto para essa finalidade. E mesmo tendo uma origem vegetal, o óleo de coco é composto por gorduras saturadas. Mesmo sendo benéfico em alguns aspectos, não consegue promover o emagrecimento.

Óleo de linhaça

Rico em minerais poderosos, a exemplo do potássio e do magnésio, é também uma fonte de ômega-3. Este produto melhora o funcionamento do organismo, previne problemas cardíacos e protege o corpo contra a ação de doenças inflamatórias.

Óleo de milho

Apesar de ser o mais calórico da lista, o óleo de milho também ajuda a diminuir o colesterol e ainda evita alterações metabólicas. Além disso, é uma excelente fonte de ômega-3 e ômega 6.


Reportar erro