Problemas intestinais? Trate com o fruto sapoti

Conheça o sapoti, uma fruta deliciosa e com inúmeras propriedades benéficas à saúde


Fruto do sapotizeiro, o sapoti tem nome científico manilkara zapota e é extremamente saudável, além de bastante doce. Na Índia, a fruta é conhecida como Chikoo e possui amplos benefícios reconhecidos.

O fruto tropical é bastante popular em algumas localidades, e sua árvore pertence à família das sapotaceae. Por ser rico em calorias, o fruto facilita a digestão e repõe a energia do corpo, uma vez que é composto de açúcares simples, como a frutose e a sacarose, por exemplo.

Nativo das florestas tropicais da América Central – México e Belize, provavelmente –, a fruta é, nos dias atuais, consumida por todo o cinturão tropical, além de ser cultivada como fonte importante da economia na Índia, Sri Lanka, Indonésia e Malásia.

A árvore pode gerar até dois mil frutos no ano e cresce bastante rápido, sendo, inclusive, resistente à seca e aos ventos mais fortes.

Problemas intestinais? Trate com o fruto sapoti

Foto: Pixabay

Benefícios

O sapoti, a cada 100 gramas aproximadamente, fornece cerca de 84 calorias. É rico em fibra dietética e, por isso, é um excelente laxante natural, auxiliando no alívio de constipação. Além disso, ajuda a proteger a mucosa do cólon contra o câncer.


Pode ser usada ainda como auxiliar no tratamento da gastrite erosiva, da esofagite de refluxo, enterite, além de distúrbios intestinais irritantes. É excelente para a melhoria da visão e da pele, no tratamento da anemia, febre, infecção renal, retenção hídrica, entre outros.

Previne os danos da retina e aumenta a imunidade do corpo, protegendo, consequentemente, contra as gripes e infecções variadas. Ajuda a manter os ossos saudáveis e combate o envelhecimento precoce, uma vez que combatem a ação dos radicais livres.

Propriedades

Atua como antioxidante, anti-inflamatório, antiviral, antibacteriano, febrífugo, diurético, antiparasitário, antidiarreico, hemostático, entre outros. É rico em ferro, potássio, cobre, vitaminas A e C, além de outros nutrientes que podem trazer diversos benefícios à saúde.

Como consumir

Pode-se consumir o fruto – ao natural, ou em compotas e sucos –, ou fazer infusão com as cascas e as sementes.

Infusão

Em um recipiente, coloque 300 ml de água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e adicione uma colher de chá das sementes de sapoti. Tampe e deixe descansar por um período de, aproximadamente, cinco minutos ou até amornar. Consuma uma dose de, no máximo, três xícaras por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foram encontrados efeitos colaterais e contraindicações para o consumo da fruta. Mas atenção: por ser um fruto calórico, pode engordar quando consumida em excesso ou associada à má alimentação.


Reportar erro