Os benefícios da mandioquinha

Nativa dos países andinos, entre o Equador e o Peru, a raiz de mandioquinha, também…


Nativa dos países andinos, entre o Equador e o Peru, a raiz de mandioquinha, também conhecida como batata salsa, tem aparência e características semelhantes aos membros da mesma família como a cenoura, a salsa, o aipo, o cominho e o endro.

Muito usada na culinária brasileira, a batata salsa possui, quando cozida, uma coloração mais forte do que a batata comum. Com raízes grossas e carnudas, a mandioquinha tem coloração branca ou creme, e a geada durante o inverno é essencial para uma boa colheita, sendo os lugares frios responsáveis pelas melhores safras. Normalmente colhe-se a mandioquinha quando tem cerca de seis a dez centímetros de comprimento puxando a planta inteira e colhendo as raízes, da mesma forma como é feito com as cenouras.

Os benefícios da mandioquinha

Foto: Reprodução

Os benefícios e propriedades da mandioquinha

Fonte de fibras solúveis e insolúveis, as raízes, quando consumidas, ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, obesidade e condições de prisão intestinal. Com ação anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica e anticancerígena, a mandioquinha conta ainda com altos níveis de vitamina C, B, K e E, ajudando a manter o corpo saudável, além de previnir doenças e cancros.

Quando houver dor de cabeça, a batata salsa pode ser usada para o alivio com rodelas sobre a testa, e em caso de queimaduras, a batata ralada pode ser aplicada na forma de compressa para aliviar. Com valor energético inferior à batata, pode ser usada em sua substituição para quem está fazendo dieta. Rica em cálcio a mandioquinha ainda ajuda a prevenir osteoporose, além de ajudar na eliminação da urina, por ser diurética. Na forma de suco, ajuda a combater úlceras no estômago e no duodeno.


Por ser facilmente digerida, a mandioquinha é muito indicada para a alimentação de crianças, pessoas idosas ou em recuperação de doenças ou cirurgias. O consumo de manganês, presente no tubérculo, pode ajudar ainda a diminuir os sintomas da TPM como as dores e o mau humor.

Sugestão de consumo

A mandioquinha pode ser feita de diversas formas, mas aqui vamos dar uma sugestão de consumo desse alimento tão saudável: sopa de mandioquinha.

Para preparar, você precisará de:

  • 500g de mandioquinha sem casca
  • 1 cebola pequena
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 2 cubos de caldo de legumes
  • 1 litro de água
  • 100g de cebolinha (opcional)

Em uma panela de pressão, cozinhe a mandioquinha por 15 minutos. Em outra panela, refogue a cebola no óleo, adicionando caldo de legumes dissolvido na água e aguarde alcançar fervura. Bata a mistura no liquidificador junto com a mandioquinha já cozida. Devolva à panela e leve ao fogo baixo e aguarde engrossar. A cebolinha, caso queira, pode ser usada como decoração na hora de servir.

Contraindicações

O consumo de mandioquinha não possui contraindicações registradas.


Reportar erro