Óleo de mostarda e seus benefícios

Dona de um cheiro forte e bastante utilizada em países asiáticos, a semente de mostarda…


Dona de um cheiro forte e bastante utilizada em países asiáticos, a semente de mostarda também possui grande importância além da cozinha, com extensa representatividade no ramo da medicina alternativa. Neste caso falamos do líquido que é extraído desse tipo de grão: o óleo de mostarda. Um elemento rico em ácidos graxos monoinsaturados e que é fonte de inúmeros benefícios para a saúde humana.

Óleo de mostarda e seus benefícios

Foto: Reprodução

Eficácia na saúde

Nutricional

Além de ácidos graxos, o óleo de mostarda possui gorduras saturadas e poli-insaturadas, além de ácidos ômega 3 e 6. Uma colher das de sopa desse líquido possui 125 calorias, o que representa dizer que cada 100 gramas do mesmo contem 890 calorias.

Cardíaca

A presença de ácidos gordos como o oleico e o alfa-linoleico, além dos ácidos graxos poli-insaturados e dos ácidos ômega 3 e 6 auxilia na prevenção de complicações nas placas das artérias e na redução do colesterol LDL.

Dermatológica

Rico em agentes como antifúngica e antibacteriana, o óleo de mostarda é potente na prevenção de inúmeras doenças e infecções na pele, além de cortes, ferimentos e irritações. Fonte de antioxidantes como fenol, esse liquido também auxilia na defesa da pele contra os radicais livres, o que acaba por impedir complicações oxidativas. Assim, o óleo de mostarda pode ser aplicado na pele em quantidades mínimas, podendo atuar como um agente removedor de pele seca e promovendo brilho.


Respiratória

Dotado de propriedades antimicrobianas, o óleo de mostarda é consideravelmente útil contra doenças respiratórias como asma e bronquite, entre outros problemas no sistema respiratório. Devido o aroma forte, esse líquido auxilia na limpeza do trato nasal e do depósito de mucosas.

Muscular

Devido às propriedades anti-inflamatórias, a exemplo da presença do composto selênio, o óleo de mostarda desempenha a importante função de prevenir doenças como a artrite, entre outras, além de dores nas articulações.

Capilar

A utilização do óleo de mostarda é essencial no combate ao envelhecimento dos cabelos e na queda prematura, devido o óleo ser fonte de ácidos graxos como o ácido linoleico.

A aplicação desse líquido em temperatura levemente alta no couro cabeludo em forma de massagem pode proporcionar excelentes resultados como o fortalecimento da raiz capilar, ampliando assim a circulação sanguínea e promovendo o um saudável crescimento para os fios capilares.


Reportar erro