Água detox: 6 receitas para você emagrecer

Para limpar o organismo e emagrecer com saúde, você pode optar por ingerir diariamente água detox. Além de hidratar o corpo e refrescar nos dias mais quentes, esse líquido é perfeito para desinchar e secar a barriga.

Também chamada de água aromatizada ou saborizada, a bebida feita em casa não leva açúcares ou adoçantes. São receitas naturais e saudáveis combinadas apenas com água, frutas, legumes ou especiarias.

Copos com água aromatizada com limão e hortelã
A água detox pode ser composta de frutas, ervas, folhas variadas e especiarias (Foto: depositphotos)

O termo detox é uma abreviação da palavra desintoxicar, que significa limpar e purificar. Nesse caso, os líquidos feitos com esse propósito ajudam órgãos como fígado, rins e intestino a eliminar as toxinas acumuladas no tecido de gordura.

Dessa maneira, as bebidas podem acelerar o metabolismo, controlar o apetite e melhorar o processo de perda de peso. Além disso, contribuem em outros aspectos com a saúde, pois também são ricas em vitaminas, minerais e fibras. (1)

6 receitas: como fazer água detox?

Para fazer a água desintoxicante basta lavar os ingredientes, cortar em rodelas as frutas, especiarias ou legumes e adicionar tudo em uma jarra com água. E caso queira ainda mais gelada, pode adicionar gelo à bebida.

Também é importante escolher um recipiente com tampa, pois será necessário armazenar na geladeira por, pelo menos, uma hora antes de começar a consumir.

Já a durabilidade da água vai depender dos ingredientes escolhidos. Por exemplo, frutas cítricas pedem um consumo mais rápido de até quatro horas. Caso contrário, a bebida pode ser ingerida ao longo de um dia. (1,2)

1- Com maçã

(Foto: depositphotos)
  • 1l de água
  • 1 maçã vermelha ou verde sem sementes e com casca
  • 1 pau de canela
  • Suco de limão
  • Folhas de hortelã (opcional).

Essa receita é uma sugestão da nutricionista argentina Loreley Baravalle, do Córdoba Nutrición. A versão leva como ingrediente principal a maçã que auxilia na função digestiva, sendo indicada contra a azia. Também é muito recomendada para problemas no intestino e suas cascas possuem propriedades diuréticas. (3,4,5)

2- Com água de coco

  • 500 ml de água de coco verde
  • 1/2 colher (de chá) das raspas de casca de limão
  • 1/2 colher (de sopa) de gengibre ralado.

Essa bebida combina os benefícios da água de coco, das cascas de limão e do gengibre. O primeiro ingrediente é um isotônico natural, pois reabastece o corpo com os minerais naturalmente perdidos através do suor, vômitos ou diarreia.

Já as cascas da fruta cítrica são ricas em vitamina C, assim como a própria polpa. Por isso, ajudam a fortalecer o sistema imunológico. E, por último, mas não menos importante, o gengibre com sua ação termogênica. (4,6,7)

3- Com abacaxi

(Foto: depositphotos)
  • 2 fatias de abacaxi
  • 10 folhas de hortelã-pimenta
  • 1,5l de água.

A água de abacaxi é uma receita da nutricionista portuguesa Lillian Barros. Segundo a especialista, a combinação da fruta com o hortelã rende uma bebida anti-inflamatória. Além disso, o próprio abacaxi carrega alguns benefícios importantes para a saúde, como ação digestiva e diurética. (2,8)

4- Água detox com limão e gengibre

  • 1 limão
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 pitada de canela
  • 1 copo de água
  • Gelo a gosto.

Yasmin Brunet toma e aprova a água detox com limão, gengibre e outros ingredientes especiais. Como a própria modelo fala, essa bebida ajuda a saciar o apetite e ainda reduz a gordura, devido à ação termogênica tanto do gengibre como da canela. (2)

5- Água aromatizada redutora de gordura

(Foto: depositphotos)
  • 2l de água
  • 2 pêssegos
  • 2 ou 3 saquinhos de chá verde
  • Folhas de hortelã
  • Meio suco de limão.

Outra receita indicada pela nutricionista Loreley Baravalle tem como ingrediente especial o chá verde. As substâncias presentes nessa bebida diminuem a ingestão alimentar, aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gordura. (9,10)

6- Para desinchar e secar a barriga

  • 1 pepino com casca e sementes
  • 1 limão com casca
  • 1 punhado de manjericão
  • 1 punhado de hortelã
  • 4 rodelas de gengibre
  • 1l de água.

A última dica é uma mistura que vai fazer o corpo eliminar os líquidos retidos, dando a sensação de emagrecimento rápido. Tudo isso graças ao pepino, principalmente, pois possui ação diurética.

Já o gengibre, como vimos, age acelerando o organismo, fazendo com que o gasto de energia queime as gordurinhas. (2,7)

Hábitos saudáveis que integram uma dieta detox

Se o intuito é perder peso consumindo as águas detox, é importante ter em mente que somente elas não são capazes de promover esse emagrecimento. Portanto, é necessário combinar essa e outras medidas, como a adoção de uma dieta e a prática de exercícios físicos.

Além disso, é importante colocar em prática alguns hábitos saudáveis, como:

  • Consumir água regularmente: a água detox não substitui completamente a necessidade de beber água no dia a dia. Por isso, não dispense a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água pura diariamente
  • Evitar certos alimentos e bebidas: as comidas e líquidos industrializados são os maiores responsáveis pelo acúmulo de toxinas no corpo. Sendo assim, faça uma desintoxicação evitando esses produtos e preferindo sempre os alimentos naturais
  • Praticar exercícios: fazer academia é uma forma de perder a barriga rapidamente, mas em casa também é possível dar adeus às medidas extras. Para isso, é recomendado fazer exercícios aeróbicos como flexões, abdominais, pular corda etc. (11)

Colocando em prática todas essas dicas e aproveitando a água detox, o corpo vai manter-se hidratado enquanto emagrece. Você também pode variar nas receitas diariamente, para ter um leque maior de benefícios.

Além disso, você deve usar a criatividade para produzir suas próprias receitas combinando melancia, alecrim, mirtilo, uvas, laranjas, pera, anis estrelado e mais uma porção de outros ingredientes naturais.

Referências

(1) ALMEIDA, Sonia. “Água detox“. Disponível em: https://docplayer.com.br/9462804-Sonia-almeida-agua-detox.html. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(2) Hospital Albert Einstein. “Água aromatizada“. 2017. Disponível em: https://www.einstein.br/noticias/noticia/agua-aromatizada. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(3) Córdoba Nutrición. “Agua saborizada con canela y manzana“. Disponível em: http://cordobanutricion.com/agua-saborizada-con-canela-y-manzana/. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(4) Atividade Rural. “As frutas e suas propriedades terapêuticas“. Disponível em: http://atividaderural.com.br/artigos/590b5cca0e37c.pdf. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(5) Ministério da Saúde; Universidade Federal de Minas Gerais. “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras“. Brasília, 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(6) Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Coco e seus benefícios para a saúde“. Disponível em: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/coco-e-seus-beneficios-para-a-saude. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(7) Infinity Pharma. “Gengibre extrato seco“. 2015. Disponível em: https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/g/gengibre-ext-seco.pdf. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(8)BARROS, Lillian. “Água detox de abacaxi com hortelã pimenta“. Santa Melancia. Disponível em: https://santamelancia.blogs.nit.pt/receitas/agua-detox-de-abacaxi-com-hortela-pimenta. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(9) Córdoba Nutrición. “Agua saborizada con durazno“. Disponível em: http://cordobanutricion.com/agua-saborizada-con-durazno/. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(10) SENGER, Ana Elisa Vieira; SCHWANKE, Carla H. A.; GOTTLIEB, Maria Gabriela Valle. “Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis“. Scientia Medica, 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/viewFile/7051/5939. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

(11) Corpo de Verão. “Guia completo de como perder gordura abdominal“. Disponível em: https://docplayer.com.br/8347672-Guia-completo-de-como-perder-gordura-abdominal.html. Acesso em: 27 de novembro de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.