Óleo de gergelim para quem deseja emagrecer

O gergelim (também chamado de “sésamo“) é, muitas vezes, conhecido apenas por “enfeitar” os pães. Esta…


Gergelim, sementes cheias de benefícios

Gergelim, sementes cheias de benefícios .| Imagem: Reprodução

O gergelim (também chamado de “sésamo“) é, muitas vezes, conhecido apenas por “enfeitar” os pães. Esta semente é um exemplo de alimento bem conhecido, mas com os benefícios “ignorados” pela grande maioria, que desconhecem suas diversas propriedades medicinais. As mulheres que estão em dieta, por exemplo, deveriam dar uma atenção especial ao gergelim, pois esta sementinha de origem oriental pode ajudá-las a conquistar um emagrecimento saudável, combinada a outros alimentos. Seu óleo, em especial, concentra todos os nutrientes que ela oferece e possui um efeito melhor sobre o organismo.

Propriedades e tipos de gergelim

Por ser tão pequeno, a gente nem imagina a quantidade de nutrientes que está presente no gergelim, é uma caixinha de surpresas maravilhosa! Para se ter uma noção: o gergelim é rico em proteínas, cálcio, ferro e ômega 3, possui as vitaminas E, B1 e B2, e é rico em fibras. É muita coisa para ser usado apenas sobre o seu pão, não é?!


O gergelim possui três tipos: o branco, o marrom e o preto. O que mais consumimos é o branco, mas os três possuem todo o valor nutricional apresentado acima, com exceção do fato de que o preto tem o potencial antioxidante maior do que o dos outros, pois possui mais óleo em sua composição.

Seus benefícios para quem deseja emagrecer

  • Ele aumenta a sensação de saciedade, pois possui muitas fibras que aumentam o tempo da digestão, fazendo com que o organismo pense que está bem alimentado por muito mais tempo.
  • Também diminui a vontade exagerada de comer doces e massas.

    Óleo de gergelim para quem deseja emagrecer

    Imagem: Reprodução

  • Possui ação anti-inflamatória, o que vai reduzindo a gordura corporal com o tempo.
  • Apresenta ácidos graxos insaturados que regulam o colesterol no organismo.
  • O cálcio em doses certas favorece o emagrecimento.
  • O ômega 3 diminui a inflamação dos tecidos gordurosos e consequentemente, nos ajuda a perder barriga.

Como consumir o gergelim

Os modos mais indicados de consumir o gergelim são nos pães e nas bolachas, mas sua trituração também é válida, para adicionar em sucos, saladas, molhos e frutas. O óleo de gergelim é um dos melhores modos de consumir esta sementinha, pois pode ser utilizado em várias receitas e vários alimentos; o óleo do gergelim preto é o melhor! Ainda existe uma pasta saborosa chamada de tahine, que pode ser consumida em pães.


Reportar erro