Duas receitas de chás que aliviam cólicas menstruais!

Por Redação

Cólicas menstruais

Chás medicinais para curar as terríveis cólicas | Imagem: Reprodução

A dismenorreia, ou a tão conhecida cólica menstrual, é uma dor pélvica que acomete grande parte das mulheres em idade fértil, já que acontece, normalmente no período menstrual, quando o útero sofre contrações ao expelir o endométrio, que é a camada que recobre o interior do útero para receber o embrião. Quando não há fecundação, o endométrio é eliminado e o ciclo então se reinicia.

Sintomas

O principal sintoma é a dor no baixo ventre, constante, que irradia para a região lombar e até para as pernas, podendo ser de intensidade forte ou moderada, mas geralmente é uma dor aguda e com poucos momentos de alívio. A cólica também pode ser associada à dores de cabeça, enjoos e dores e inchaço nas mamas, quando muito fortes.

Causas das cólicas menstruais

As causas para as cólicas, podem ser primárias ou secundárias, sendo primária, quando o endométrio causa excesso de produção da prostaglandina, que é a substância responsável pela contração do útero. As secundárias são causadas por alguma alteração patológica no aparelho reprodutor, como miomas, tumores, endometriose, estenose cervical, fibromas, etc.

Quando as cólicas são por origens secundárias, devem ser diagnosticadas e tratadas as causas, em alguns casos, até com cirurgias, já, se forem por causas primárias, algumas soluções naturais podem dar conta do recado, como a adoção de uma dieta mais natural, com alguns alimentos específicos, especialmente os ricos em fibras, também a prática de exercícios aeróbicos para liberar endorfinas, ainda a aplicação de calor no local e alguns chás medicinais que sempre tem bom efeito, aliviando as dores.

Aprendas duas receitas de chás para tratar este problema

Chá para amenizar os sintomas das cólicas menstruais

Receita de chá para curar as cólicas | Imagem: Reprodução

  • ORÉGANO – ferva uma xícara de água e acrescente 2 colheres de orégano, deixando tampado por 5 minutos. Não deve ser adoçado. Beba este chá duas ou três vezes ao dia.
  • CALÊNDULA – ferva uma xícara de água e acrescente 1 colher de sobremesa de flores de calêndula, deixando abafado por 10 minutos, então, coe o chá. O chá de calêndula deve ser bebido todos os dias durante os dez que antecedem a menstruação.