Conheça os medicamentos mais nocivos aos rins

Se forem administrados de modo inapropriado, muitos medicamentos que utilizamos podem causar lesões nos rins


Quando aparece uma doença ou um simples mal-estar, como uma dor de cabeça leve, muitas pessoas recorrem imediatamente aos medicamentos convencionais, devido à praticidade e retorno quase imediato dos tratamentos. Mas é preciso ter cuidado com esse hábito.

Vários remédios utilizados frequentemente na prática médica podem causar lesão nos rins, que são os principais responsáveis pela filtração e eliminação de substâncias tóxicas do sangue.

Medicamentos nocivos aos rins

Conheça os medicamentos mais nocivos aos rins

Foto: depositphotos

Se forem administrados de modo inapropriado, muitos medicamentos que utilizamos frequentemente podem ser nocivos aos rins, causando lesão nesses órgãos. Existe também um grupo de remédios que, embora sejam considerados seguros em pessoas sadias, podem ser perigosos em pacientes com doenças renais, agravando ainda mais o quadro.

Conheça a seguir quais são as principais drogas nocivas aos rins:

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios não esteroides são os grandes vilões para os rins. O principal efeito desses medicamentos é a redução da capacidade dos rins em filtrar o sangue. É preciso ressaltar que as pessoas sadias suportam essa alteração sem grandes complicações, no então, ocorrem problemas naqueles que têm insuficiência renal.

Outra lesão que pode ser provocada pelo uso de anti-inflamatórios é a nefrite intersticial, um tipo de reação alérgica localizada no rim.


Antibióticos

Vários antibióticos também podem causar nefrite intersticial. Dentre eles destacam-se as penicilinas, rifampicina, ciprofloxacino e trimetoprim/sulfametoxazol.

Analgésicos

Atualmente, as lesões relacionadas aos analgésicos são provocadas pelo uso diário e prolongado do paracetamol, especialmente se for associado ao ácido acetilsalicílico.

Outros analgésicos que podem ser nocivos aos rins são o acetominofeno, ibuprofeno e naproxeno.

Antivirais

Antivirais como aciclovir, tenofovir e indinavir também podem causar problemas nos rins.

Outros medicamentos

Existem outros medicamentos que podem ser nocivos aos rins. Confira a seguir:

– Lítio: usado principalmente para tratamento do distúrbio bipolar;
– Ciclosporina: imunossupressor utilizado em transplantes e doenças autoimunes;
– Remédios para tratar azia: omeprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol, lansoprazol.
– Fenitoína, trimetadiona: anticonvulsionantes.

A realidade é que poucos são os procedimentos médicos isentos de riscos. Lembre-se que a automedicação é perigosa e é necessário conhecer os principais efeitos colaterais dos fármacos para poder detectá-los a tempo. Sempre consulte um médico de confiança para saber qual é tratamento mais indicado para o seu caso.


Reportar erro