Chá de hipérico contra depressão

O hipérico, de nome científico Hypericum perforatum, é uma planta conhecida por ser um antidepressivo…


O hipérico, de nome científico Hypericum perforatum, é uma planta conhecida por ser um antidepressivo e/ou calmante natural. Em alguns lugares do país, também é conhecido como Erva de São João, entretanto este nome também é dado a outras plantas, sendo necessário identificar pelo nome científico. Essa identificação é muito importante, pois existem plantas com nomes populares iguais e efeitos completamente diferentes.

Hipérico

Foto: Reprodução

O antidepressivo natural

O hipérico é utilizado como remédio fitoterápico e na produção de medicamentos homeopáticos. É conhecido principalmente pelas suas propriedades medicinais no tratamento contra a depressão. Na Alemanha, por exemplo, esta planta chega a ser de oito a dez vezes mais prescrito do que o Prozac (antidepressivo químico mais utilizado no mundo), para casos de distimia e depressão clínica leve ou moderada.

O chá de hipérico pode ser utilizado como calmante, antidepressivo, anti-irritante e nos casos de insônia, nervosismo e ansiedade. As formas mais utilizadas são em cápsulas (pó da planta ou extrato seco) e tintura (líquido).


O hipérico chega a controlar a depressão até o nível dois, aumentando a produção de serotonina, permitindo que o indivíduo tenha uma vida mais tranquila. Esta planta também atua sobre a melatonina, e consequentemente, melhora o sono da pessoa que sofre de depressão.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá de hipérico é muito simples: basta colocar uma colher (sopa) da erva em meio litro de água fervente e deixar levantar fervura. Após ferver, desligar o fogo e abafar o recipiente por 10 minutos. A indicação para consumo é de duas a três xícaras ao dia.

Contraindicações

As contraindicações são para as gestantes e usuárias de anticoncepcionais, pois o chá pode interferir nos efeitos do medicamento. Nas doses indicadas, os efeitos colaterais são mínimos e raros.

É importante salientar que nenhuma planta, quando utilizada sozinha, cura qualquer doença, sendo necessária uma série de medidas conjuntas, tais como melhorar a alimentação, evitar o sedentarismo e combater o estresse com alguma atividade de preferência pessoal.


Reportar erro