Benefícios da amora e seu chá emagrecedor

A amora faz parte de um grupo de frutas denominado “frutas vermelhas” que, no geral,…


A amora faz parte de um grupo de frutas denominado “frutas vermelhas” que, no geral, são ricas em vitamina C e fibras e possuem baixo teor calórico e de açúcar. A amora é um fruto agregado, isto é, é formada pela aglomeração de vários frutos menores chamados mini-drupa ou drupete. Existem vários tipos de amoras e elas se diferem na coloração: podem ser vermelhas, brancas e negras. A espécie mais comum é a amora preta, que é arredondada e, inicialmente, apresenta-se na cor vermelha e, quando está bem madura, na cor preta. Encontrada principalmente nas regiões temperadas do hemisfério Norte e América do Sul, esta fruta é bastante consumida in natura, em conservas, geleias, compotas, tortas, vinhos, dentre outras receitas.

Benefícios da amora e seu chá emagrecedor

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios da amora

A amora é rica em vitaminas A, B e C, além de possuir outros nutrientes como o ácido cítrico, cálcio, magnésio, potássio, manganês, fósforo, ferro e fibras.

As antocianinas são alguns dos fitoquímicos encontrados na amora e são antioxidantes, atuando no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de doenças, além de colaborar contra a oxidação do LDL e evitar a formação de placas nos vasos sanguíneos. Esta fruta também é excelente para quem deseja perder peso, pois possui baixo teor calórico: 100 gramas de amora contêm apenas 52 calorias. Devido às suas propriedades, a amora proporciona muitos benefícios à nossa saúde, dentre os quais podemos destacar os seguintes:

  • Auxilia no processo de digestão;
  • Previne infecção urinária e pulmonar;
  • A pectina encontrada nesta fruta age no sistema cardiovascular;
  • Reduz o risco de úlcera e câncer no estômago;
  • A amora é indicada para reumatismos, artrite e osteoporose.

O chá emagrecedor de amora

Além dos benefícios anteriormente listados, a amora traz benefícios para quem deseja emagrecer, pois o chá de suas folhas possui propriedade diurética, desinchando o corpo e ajudando a regular o intestino. O chá de amora com chá verde, aliado a uma dieta saudável de redução de peso, ajuda a diminuir o apetite e a acelerar o metabolismo, especialmente se for bebido morno.


Confira a receita do chá:

Ingredientes:

– 1 colher de chá de folhas secas de amora;
– 1 colher de chá de folhas secas de chá verde;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Após ferver a água, junte as folhas de amora e as de chá de verde e deixe repousando por 10 minutos. Para emagrecer, a sugestão de consumo é tomar uma xícara deste chá antes das principais refeições, por duas ou três semanas.


Reportar erro