Aprenda a fazer receita com alcachofra e surpreenda a todos

A alcachofra é o elemento responsável por uma melhor digestão e pelo funcionamento correto do fígado e da vesícula biliar. Saiba como usá-la em pratos


Precisamos nos conscientizar mais sobre nossos hábitos alimentares, tendo em vista que estes são responsáveis, junto à outros fatores, pela nossa qualidade de vida.

Em outras palavras, pode-se dizer que determinados alimentos podem ser ótimas opções não só para saciar a fome, mas também para proporcionar mais saúde ao organismo.

Um exemplo destes é a alcachofra, planta que possui uma substância chamada de cinarina. Este elemento é responsável por uma melhor digestão e pelo funcionamento correto do fígado e da vesícula biliar. Por esta razão, utilizar este ingrediente em receitas pode ser uma alternativa saborosa de cuidar da saúde.

Receita de alcachofra com ervas

Aprenda a fazer receita com alcachofra e surpreenda a todos

Foto: depositphotos

Este prato leva alcachofra devido as substâncias químicas que existem nesta planta, que são capazes de melhorar o funcionamento do fígado e dos intestinos, são elas os fitonutrientes e os bioativos.

Além deste ingrediente, a receita leva alho, salsa e hortelã, cada item é responsável por uma função específica no organismo, como ativar a desintoxicação, eliminar as toxinas do corpo e melhorar a digestão, respectivamente.


Outros produtos também são necessários na composição da alcachofra com ervas, são eles o azeite e o limão-siciliano. Enquanto este primeiro consegue estimular a atividade da vesícula biliar, o segundo é responsável pela ação depuradora no fígado, portanto complementa o efeito de retirar as impurezas deste órgão.

Proporção dos ingredientes

  • 3 alcachofras;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher (de sopa) de hortelã picada;
  • 1 maço de salsa picado;
  • Sumo de um limão-siciliano;
  • Azeite.

Modo de preparo

Comece trabalhando com a alcachofra. Retire os talos e a casca externa que tem uma consistência dura. Depois, corte a parte de cima, retire do interior da planta a parte fibrosa e reserve. Em seguida, em uma panela no fogo prepare uma mistura com os dentes de alho picados, o hortelã, a salsa e o azeite.

Logo após a finalização do recheio, despeje o sumo do limão dentro da cavidade feita na alcachofra e por fim, coloque a mistura de ervas.

Encha uma panela com água potável e coloque as alcachofras dentro desta. Leve o recipiente para o fogo médio e aguarde o cozinhamento do prato principal.

Dependendo do fogão, esse processo pode demorar até 30 minutos para ser concluído. Contudo, é ideal ficar averiguando o preparo e assim que as alcachofras estiverem macias é hora de desligar o fogão e servi-las.

Você ainda pode colocar o limão-siciliano junto ao prato finalizado, para que os convidados possam temperar ainda mais a receita. Além de deixar o prato ainda mais bonito.


Reportar erro