Alimentos que enganarão a fome

Quem já fez ou faz algum tipo de dieta sabe o quão difícil é restringir…


Quem já fez ou faz algum tipo de dieta sabe o quão difícil é restringir a alimentação e controlar aquela vontade de encher o estômago de guloseimas! Sem contar que passar fome e ouvir a barriga “roncando” deixa qualquer pessoa de mau humor, não é mesmo? Mas, você sabia que existem alguns alimentos que aumentam a sensação de saciedade, enganam a fome e nos ajudam a manter a dieta? Confira a seguir uma lista que alguns destes verdadeiros amigos da dieta.

Alimentos que enganarão a fome

Foto: Reprodução


Alimentos que aumentam a sensação de saciedade

  • Pimenta vermelha – As comidas ricas em especiarias, especialmente com pimenta vermelha, são as que mais satisfazem. Isto ocorre porque a pimenta vermelha possui capsaicina, um componente que corta a vontade de comer.
  • Abacaxi – Com quantidade considerável de fibras, o abacaxi aumenta o tempo de digestão, segurando, assim, a fome. Além disso, esta fruta possui vários minerais e vitaminas importantes para o equilíbrio do nosso organismo.
  • Pratos quentes – Os pratos quentes, ao contrário dos alimentos frios, tendem a acalmar a região do cérebro que controla o apetite. Ao mesmo tempo, diminuem a produção de grelina, um hormônio produzido pelo estômago, responsável por levar a mensagem de apetite ao cérebro.
  • Aveia – O cereal possui fibras que expandem no estômago e são transformadas em um “gel” resistente à digestão, prolongando, assim, a sensação de saciedade.
  • Maçã – Segundo estudos publicados, o consumo da maçã 15 minutos antes das refeições faz com que as pessoas consumam 15% de calorias a menos. Isto ocorre devido às fibras insolúveis da fruta que, por não serem digeridas pelo corpo, permanecem mais tempo no estômago, diminuindo a fome.
  • Ovo – Comer ovo pela manhã diminui a fome nas outras refeições do dia. Isto acontece porque o ovo é fonte de proteína que, por ter uma estrutura molecular complexa, exige uma digestão mais lenta.
  • Cenoura – Por possuir uma textura firme, este legume exige bastante mastigação. Com isso, a mensagem que chega ao cérebro é a de que uma boa quantidade de alimento está sendo consumida.
  • Sementes – As sementes como a linhaça, a chia, a quinoa e a amêndoa, também proporcionam a sensação de saciedade.
  • Chá de ervas – Os chás, em geral, acalmam o estômago. O chá de capim-cidreira ajuda a reduzir a compulsão por comida; o verde acelera o metabolismo; já o de cravo e canela diminui a vontade de doces.

Reportar erro