10 dicas de uso diário do óleo de coco que você não sabia

O óleo de coco é uma poderoso ingrediente natural capaz de atuar no benefício de inúmeras doenças, mas seu uso não se limita a isso. Saiba mais


O óleo de coco é visto como um ingrediente natural que resolve muitos problemas, seja em relação a saúde ou estética. Por isso, incluí-lo no dia-a-dia pode ser sinônimo de saúde e bem-estar.

Sobre o óleo de coco

O óleo de coco, por muito tempo, figurou como um vilão para a saúde, por concentrar altos índices de gordura saturada. Porém, com o aprofundamentos dos estudos sobre a substância, acabaram descobrindo e comprovando que esse tipo de gordura não era a mesma contida em alguns alimentos que fazem mal a saúde.

Sendo assim, o óleo de coco passou a fazer parte do grupo de alimentos que ajuda a manter a saúde em dia.

Ele é composto de ácidos gordos de cadeia média, que são mais facilmente absorvidos pelo corpo; além dos ácidos caprílico, cáprico e láurico. Porém, todos esses benefícios são empregados apenas ao óleo de coco virgem.

Benefícios para a saúde

A partir dos nutrientes e sais minerais que compõem o óleo de coco, ele pode ser usado para prevenir uma série de doenças.

Entre elas, destaque para: reforço ao sistema imunológico, saúde cardiovascular, tireoide, infecções na pele, feridas, cicatrização, prevenção de estrias, saúde do cabelo e vários benefícios para a pele.

O óleo de coco faz com que o metabolismo acelere. Junto a isso, o consumo regular ainda controla a compulsão por carboidratos, promove a sensação de saciedade, melhora o transito intestinal, reduz o colesterol e fortalece o sistema imunológico, além de combater o envelhecimento precoce.

Usando o óleo de coco no dia-a-dia

Por tudo que já foi dito em relação ao óleo de coco, se engana quem achar que seu uso se restringe somente a saúde. É importante que você opte pelo produto extra virgem e 100% natural. A partir de agora, acompanhe outras formas de usar o óleo de coco no dia-a-dia.

Hidratante capilar

10 dicas de uso do óleo de coco no dia-a-dia

Foto: depositphotos

Para manter o cabelo hidratado e brilhoso, basta usar duas colheres, uma vez por semana, para obter os resultado. Para passar o produto, separe o cabelo por mexas.

Passe antes de dormir e deixe agindo durante a noite. No dia seguinte, basta lavar o cabelo normalmente. O óleo de coco também contém lisina, uma tipo de aminoácido que alisa o cabelo. Com o uso regular, você vai perceber que o cabelo vai ficando mais hidratado e brilhoso.

Hidratante labial

10-dicas-de-uso-do-oleo-de-coco-no-dia-a-dia-labios

Foto: Pixabay

Geralmente o óleo de coco é encontrado na forma líquida. Para usá-lo como hidratante labial, basta colocá-lo em um recipiente menor e levar a geladeira. Em alguns minutos ele vai solidificar. Depois, basta aplicar nos lábios com o próprio dedo.

Demaquilante

10-dicas-de-uso-do-oleo-de-coco-no-dia-a-dia-demaquilante

Foto: Pixabay

Para retirar a maquiagem, o óleo de coco é uma ótima solução. Além de remover até as maquiagens mais difíceis, ele também hidrata a pele e previne o aparecimento de rugas, isso porque ele tem propriedades antioxidantes. Não se preocupe se sua pele for oleosa. O produto também é benéfico para ela.


Higiene bucal

10-dicas-de-uso-do-oleo-de-coco-no-dia-a-dia-boca

Foto: Pixabay

Devido a propriedade antibactericida, o óleo de coco pode ser usado como enxaguante bucal. Você pode usá-lo puro ou com um pouco de água. Misturando o óleo de coco com açafrão você tem um excelente produto para clarear o dente.

Secar espinhas

10-dicas-de-uso-do-oleo-de-coco-no-dia-a-dia-acne

Foto: Pixabay

O ácido láurico, presente no óleo de coco, quando usado sobre as espinhas, ajuda a secá-las. Ele também evita que a pele descame, devido ao efeito hidratante que também apresenta.

Depilação

10 dicas de uso do óleo de coco no dia-a-dia

Foot: depositphotos

Para evitar que a pele irrite e o pelo saia com mais facilidade, vale a pena usar o óleo de coco no processo de depilação. Ele também ajuda a hidratar os locais, sobretudo pela ação de atrito entre a lâmina e a pele. Suas propriedades naturais também evitam o aparecimento de bactérias.

Cicatrização

10-dicas-de-uso-do-oleo-de-coco-no-dia-a-dia-cicatriz

Foto: Pixabay

O óleo de coco é fonte de vitamina E, por isso ele pode ser usado como cicatrizante. Para quem fez tatuagem, ele também é mais que indicado, pois ele diminui a coceira e evita infecções.

Na cozinha

10-dicas-de-uso-do-oleo-de-coco-no-dia-a-dia-cozinha

Foto: Pixabay

O óleo de coco é uma excelente opção para substituir o uso do óleo e margarina no preparo de alguns alimentos. Ele é uma fonte de gordura boa, por isso não faz mal ao corpo.

Limpar móveis

10 dicas de uso do óleo de coco no dia-a-dia

Foto: depositphotos

Por se tratar de um produto natural, usar o óleo de coco para limpar os móveis vai evitar manchar. Ele vai deixar a superfície bem uniforme e brilhosa.

Lubrificante

10-dicas-de-uso-do-oleo-de-coco-no-dia-a-dia

Foto: Pixabay

Sabe aquelas portas que ficam fazendo barulho ao ser aberta ou fechada? Pois bem, se você passar um pouco de óleo de coco, elas vão parar de fazer o barulho.

Ele também tem efeito bastante proveitoso para os zíperes que estão emperrando. Para isso, basta passar um pouco de óleo de coco com ajuda de um cotonete. Depois disso, feche a abra por várias vezes.


Reportar erro