Veja como fazer leite de coco, de amêndoa e de castanha do Pará

Os intolerantes à lactose devem optar por outros tipos de leite, que não seja o leite da vaca. Veja opções aqui

Um dos assuntos mais comentados hoje pelos médicos é a intolerância à lactose. Este problema de saúde trata-se de uma incapacidade completa ou parcial do organismo de digerir o açúcar presente no leite e em seus derivados.

O carboidrato em questão é a lactose, que deve passar pelo processo de transformação ao chegar no intestino delgado, quando a enzima lactase quebra e decompõe esta substância. Já quando a lactase está em falta ou é produzida em poucas quantidades no organismo, a lactose não é decomposta e pode fermentar no intestino causando irritação, dor na barriga, diarreia etc.

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), estima-se que 50% da população brasileira apresente o quadro de intolerância à lactose. Para controlar os sintomas deste problema, é necessário optar por outros tipos de leite, que não seja o leite da vaca e nem os produtos que levam este líquido em suas composições.

Pensando nisso, o fitoterapeuta naturopata André Resende ensina em um vídeo no seu canal do YouTube a preparar outros tipos de leite. Entre as opções dadas pelo especialista estão o leite de coco, o de amêndoas e o de castanha do Pará.

Receitas de leites caseiros

Leite de coco

Aprenda a fazer leite de coco

Foto: depositphotos

Coloque em uma jarra um litro de água de coco seco e 100 g da polpa desta mesma fruta. Bata tudo no liquidificador e coe antes de usar. Este tipo de leite pode ser servido no café, no preparo de sucos, vitaminas ou na produção de outros pratos que normalmente levariam o leite de vaca. “Ele é ótimo para acelerar o metabolismo, para quem faz regime. É um leite muito saudável, principalmente para quem tem intolerância à lactose”, explica Resende.

Leite de amêndoas

Aprenda a fazer leite de amendoas

Foto: depositphotos

Em um litro de água filtrada, adicione 100 g de amêndoas e aguarde a mistura ficar de molho de duas até três horas. Quanto mais tempo de molho, mais macia a amêndoas vai ficar e consequentemente mais fácil de bater no liquidificador será. Após o tempo determinado, bata os ingredientes e coe em seguida com o auxílio de um pano fino.

Leite de castanha do Pará

Aprenda a fazer leite de castanha do Pará

Foto: depositphotos

Para fazer o leite de castanha do Pará é só repetir o processo ensinado acima. Coloque um litro de água filtrada em um recipiente com 100 g da oleaginosa. Em seguida, espere de molho por até três horas para que a castanha fique amolecida. Depois é só bater tudo no liquidificador e coar antes de usar como bem desejar.

Assista ao vídeo com o passo a passo:

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.