Remédios naturais para tratar a sinusite

Além dos remédios caseiros citados nesse artigo, você pode seguir algumas dicas que vão ajudar a aliviar os sintomas da sinusite

É comum as pessoas buscarem remédios naturais para tratar a sinusite. Mas antes de usar métodos caseiros, é preciso entender o que é a sinusite, quais são as causas do problema e os sintomas que ele provoca.

Além disso, é importante conhecer as formas de prevenção dessa doença. Com tudo isso em mente fica mais fácil ter uma melhor qualidade de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, “sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos”. (1) As cavidades ao redor do nariz são revestidas por uma mucosa que necessita ventilação para garantir que se mantenham normais.

Sendo assim, a sinusite surge quando há um aumento de volume dessa mucosa, obstruindo a comunicação das cavidades com as fossas nasais. A partir de então tem-se o início de colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento.

A seguir você confere alguns métodos caseiros para aliviar os sintomas da sinusite. Também vê dicas extras para amenizar esse problema e entende um pouco mais sobre ele.

Homem com desconforto na face

A sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face e causa muito desconforto (Foto: depositphotos)

Os melhores remédios naturais para tratar a sinusite

Solução salina

Ferva um litro de água e acrescente uma colher (de chá) de açúcar e outra de sal. Mexa o conteúdo até que os ingredientes estejam dissolvidos.

Em seguida, espere a solução esfriar e goteje de duas a três gotas nas narinas várias vezes ao dia. Com isso, você consegue limpar a secreção que fica presa nos seios nasais. Consequentemente, melhora a respiração. (1)

Inalação

Outra forma de amenizar a sinusite é optando pela inalação da solução de salina mencionada no item anterior, o soro fisiológico quente ou o vapor de água fervida. (1) Todas essas técnicas podem ser úteis para eliminar as secreções. Elas devem ser realizadas várias vezes ao dia, principalmente antes de dormir.

Chá de eucalipto

“Eucalyptus citriodora L. – eucalipto limão. As folhas, sob a forma de infusão, são usadas em inalações na sinusite.” (2) Ou seja, é preciso preparar o chá e inalar a vaporização que sai dessa infusão, sem ser necessário bebê-la.

Para preparar o chá, use 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) das folhas de eucalipto limão. Primeiro, coloque a água para ferver. Assim que o líquido entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas.

Deixe o recipiente tampado por alguns poucos minutos e logo em seguida respire o vapor que sair da panela. Essa técnica também vai ajudar a limpar as vias nasais, trazendo maior qualidade da respiração.

Veja também: 7 remédios para sinusite crônica: Veja opções caseiras

Dicas para aliviar a sinusite

Além dos remédios naturais citados anteriormente, você pode seguir algumas dicas que vão ajudar a aliviar os sintomas da sinusite. São elas:

  • Beba bastante líquidos, principalmente água. Ao ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia você vai conseguir manter a hidratação do corpo e das próprias mucosas
  • Evite o ar condicionado, uma vez que esse aparelho resseca e dificulta a drenagem das mucosas e ainda pode disseminar agentes infecciosos
  • Coloque um pano quente na testa durante o dia e antes de dormir
  • Sempre que possível, deixe a cabeça inclinada para baixo

Causas desse problema

Existem diversas causas que explicam o desenvolvimento da sinusite, mas antes de citá-las é importante destacar que existem dois tipos: a aguda e a crônica. De uma maneira geral, a crônica pode surgir devido ao tratamento inadequado ainda na condição aguda da doença.

Mas de uma forma ou de outra, esse problema surge quando as mucosas da face são afetadas por agentes externos. Com isso ela fica inflamada e não consegue exercer o seu papel no organismo, que é o de drenagem das secreções.

Essas infecções, por sua vez, podem ser causadas por mudanças de temperaturas ou a inalação de substâncias que irritam as mucosas. Como exemplo dos agentes alérgenos estão: pólen, perfumes, poeira, fumaça de cigarro etc.

Sintomas da sinusite

Dor e sentimento de peso podem afetar a cabeça e os olhos. Também podem surgir obstrução nasal que geralmente vem acompanhada de uma secreção amarela ou esverdeada e sanguinolenta. Sendo essas substâncias as responsáveis pela dificuldade em respirar.

Ainda segundo informações do Ministério da Saúde, “febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes” na vida do paciente que possui sinusite. (1)

No entanto, nem todos esses sinais podem ser observados em um caso de sinusite crônica. Nessas situações, a febre e a dor nos seios da face podem não acompanhar os sintomas. Além disso, a intensidade da tosse ao longo do dia também pode variar para menos no tipo crônico.

Veja também: Trate a sinusite com a buchinha do norte (Luffa operculata)

Tratamentos médicos

Em alguns casos, a sinusite não some mesmo realizando os procedimentos citados anteriormente. Nessas situações, o recomendado é buscar por um profissional de saúde, como o clínico geral.

Após saber dos sintomas, o médico vai diagnosticar a sinusite como aguda ou crônica. A partir de então vai seguir o protocolo de receitas levando em consideração a intensidade do problema.

Por isso, alguns remédios podem ser recomendados como histamínicos, anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo antibióticos.

Por fim, mais uma recomendação geral dos médicos: cuidado com os descongestionantes nasais. Isso porque, esses produtos podem até provocar uma sensação de alívio de forma imediata. No entanto, o uso prolongado desses medicamentos devem ser evitados pois eles podem piorar o quadro de sinusite.

Prevenção

A melhor maneira de lidar com esse problema é evitando-o. Para isso, é necessário estar atento às causas e adaptar a sua vida de modo que elas sejam eliminadas.

Por exemplo, evite estar em ambientes com ar condicionado ou próximo a pessoas que estejam fumando. Isso porque, ambas as situações podem agravar o quadro de saúde.

Também é recomendando manter uma alimentação equilibrada, ingerir líquidos saudáveis e evitar os agentes alérgenos, como a poeira.

Com todas essas táticas em prática e sabendo dos remédios naturais para tratar a sinusite, você consegue ter mais qualidade de vida. De qualquer forma, sempre que for necessário, procure um médico para tirar todas as suas dúvidas a respeito dessa condição.

Referências

1. Biblioteca Virtual em Saúde. “Sinusite”, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/235_sinusite.html.

2. GRANDI, TeIma Sueli Mesquita; TRINDADE,  Jorge Antônio da; PINTO, Mareio José Filardi; FERREIRA, Liliana Lobo; CATELLA, Agostinho Carlos. “Plantas medicinais de Minas Gerais, Brasil”. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abb/v3n2s1/v3n2s1a18.pdf. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.