A caspa é um problema muito comum, sendo caracterizada pela descamação da pele no couro cabeludo.
As escamas brancas podem aparecer devido a uma série de fatores, incluindo a aceleração da regeneração das células do couro cabeludo, dermatite seborreica, psoríase ou elevada proliferação de fungos.
Em um vídeo postado em seu canal intitulado “Éclairé”, no Youtube, o Dr. Lucas Fustinoni dá 4 excelentes dicas para acabar com as indesejáveis casquinhas que caem do cabelo, que também aparecem ao redor do nariz e sobrancelhas.
O que é a caspa e quais são as suas causas?

Foto: depositphotos
A caspa é um tipo de dermatite seborreica que atinge o couro cabeludo. A cada 14 dias, as células do couro cabeludo renovam-se naturalmente, sendo eliminadas sob a forma de escamas minúsculas, em um processo que passa despercebido para a maioria das pessoas.
O problema começa quando a renovação é acelerada, devido à influência de determinados fatores, resultando nas películas de células mortas conhecidas por caspa.
Dentre algumas causas já identificadas para o aparecimento da caspa estão as seguintes:
- Aumento da oleosidade do couro cabeludo;
- Ressecamento de couro cabeludo;
- Eczemas em outras partes do corpo;
- Estresse emocional;
- Má higiene do couro cabeludo;
- Presença de dermatite seborreica em outras regiões do corpo;
- Uso excessivo de shampoo;
- Psoríase;
- Alergia a alguns shampoos ou outros produtos aplicados nos cabelos.
Como acabar com a caspa?
Em um vídeo publicado no YouTube, o médico Lucas Fustinoni dá 4 dicas infalíveis de como acabar com a caspa no couro cabeludo. Confira quais são elas:
-
Evite o álcool e tabagismo
Foto: Pixabay
De acordo com o Dr. Fustinoni, a ingestão de bebidas com álcool e o hábito de fumar provoca o aumento da produção de pele. A dermatite seborreica ocorre justamente devido a uma inflamação da pele que acaba crescendo mais rápido do que o normal.
O profissional afirma que uma pele normal tem uma troca a cada 28 dias, mas, na dermatite seborreica, a cada 10-15 dias há uma renovação antes do tempo. Assim, a pele velha que sai vira aquela indesejável casquinha. Por este motivo, o médico aconselha evitar as bebidas alcoólicas e o cigarro.
-
Tome um banho rápido e morno
Foto: Pixabay
O Dr. Lucas Fustinoni afirma que a água quente no banho estimula a produção de mais caspas. Por este motivo, o especialista recomenda tomar banho com água morna.
-
Trate o problema precocemente
Foto: Pixabay
A caspa piora no inverno e, sabendo desse fato, o Dr. Fustinoni recomenda que as pessoas procurem uma orientação médica antes que o problema fique mais grave.
-
Controle o estresse
Foto: Pixabay
A dermatite seborreica piora com o estresse e com a falta de sono. Por isso, o médico recomenda que você tente controlar a tensão e procure dormir bem à noite.
Você pode conferir o vídeo do Dr. Lucas Fustinoni aqui: