,

Estudos comprovam: alimentos derivados do leite fazem bem a saúde

Os lácteos possuem uma gama de nutrientes essenciais ao nosso corpo. Veja porque vale a pena consumi-los

Em tempos de alergia à lactose em alta, falar dos benefícios dos derivados do leite, é importante. Isso porque, a maior parte da população deve consumir esses alimentos por fazerem parte de um grupo importante de nutrientes.

Quando o assunto é emagrecimento os derivados do leite também podem ser aliados para a perda de peso. A nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios – Viva Lácteos, Ana Paula Del´Arco, explica que mesmo tendo a fama de gordurosos, os lácteos auxiliam as pessoas em busca de uma vida mais saudável.

Para ela, o mais importante para perder peso é manter a equação de comida versus queima de calorias em dia. Na prática, isso significa que o que se come deve corresponder a quantidade que se gasta nas atividades do dia a dia, como estudar, andar, trabalhar etc.

Atuação dos lácteos na saúde

Estudos comprovam: alimentos derivados do leite fazem bem a saúde

Foto: depositphotos

A especialista revelou que uma pesquisa investigou 18 mil mulheres durante 11 anos. Elas eram maiores de 45 anos e todas estavam dentro do peso, ou seja, apresentavam o Índice de Massa Corporal normal. Durante esse tempo, oito mil delas tornaram-se obesas. Àquelas que não engordaram era as que ingeriam produtos lácteos integrais, ou seja, o consumo de lácteos isoladamente não faz as pessoas engodarem.

Outra publicação citada pela nutricionista é de um estudo que acompanhou 46 mil crianças durante três anos. O resultado foi surpreendente: as crianças que comiam produtos derivados do leite tinham 38% menos chances de ser tornarem gordas na infância.

E mais: 13% delas poderiam diminuir o risco de terem sobrepeso se elas passassem a consumir uma porção de lácteo ao dia. Ou seja, o consumo do leite está na contramão do processo de engorda durante os primeiros anos de vida do ser humano.

Derivados do leite mantêm organismo saudável

Ana Paula Del´Arco afirma ainda que a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, divulgou que as pessoas que tomam iogurte são mais magras e preocupadas com uma vida saudável. Elas costumam ter uma dieta equilibrada.

A especialista lembra que a proteína presente nos lácteos tem vários nutrientes para o corpo, além de proporcionar saciedade e diminuir o impulso de comer toda hora. Isso acontece graças a sua composição formada de 80% de caseína e 20% de soro.

O cálcio presente nos derivados do leite também se apresenta em boa concentração e isso ajuda na adiposidade, que é o aumento das células de gordura. Portanto, os alimentos derivados do leite são sim fundamentais para manter o organismo saudável, principalmente durante a fase de crescimento.