Dia dos namorados: apimente o cardápio com alimentos afrodisíacos

Alguns alimentos estimulam a libido e apimentam a relação. Somado a isso, também fazem bem para o organismo

No Dia dos Namorados sempre nos preocupamos em fazer algo para fugir da rotina e surpreender quem amamos. Uma das atividades principais feitas por casais são os jantares românticos. E saiba que você pode usar a comida ao seu favor para fazer com que a noite termine de um jeito ainda mais especial.

Alguns alimentos naturais são capazes de estimular a libido e apimentar a relação. E além de ajudar a esquentar o relacionamento, eles também fazem muito bem para o organismo.

Nada melhor para essa data do que programar um jantar romântico com alguns toques afrodisíacos, que irão garantir uma comemoração intensa e ainda fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos afrodisíacos

Pimenta

Dia dos namorados: apimente o cardápio com alimentos afrodisíacos - Pimenta

Foto: depositphotos

A pimenta é um fruto rico em piperina e capsaicina, substâncias termogênicas e vasodilatadoras. Segundo a nutricionista do Natura Center, Sinara Menezes, depois que ingerimos o alimento, o corpo interpreta-o como uma fonte perigosa de temperatura. Isso acontece devido ao calor que o alimento passa para o corpo, que ativa os neurotransmissores presentes na língua e o cérebro não interpreta como sabor e sim como temperatura.

Esse procedimento de termogênese acontece rapidamente, deixa o corpo ativo, acelerado e em estado de alerta. O resultado disso é o aumento dos batimentos cardíacos e o metabolismo acelerado, estimulando a atividade sexual.

Amendoim

Dia dos namorados: apimente o cardápio com alimentos afrodisíacos - Amendoim

Foto: Pixabay

O amendoim já é um conhecido afrodisíaco natural. Ele contribuiu para o aumento da libido e mantém o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais. “É importante lembrar que se trata de um alimento muito calórico e, se consumido em excesso, pode gerar o ganho de peso, portanto, uma colher de sopa por dia já é o bastante para aproveitar os benefícios de seus nutrientes” comenta a nutricionista.

Chocolate

Dia dos namorados: apimente o cardápio com alimentos afrodisíacos - Chocolate

Foto: Pixabay

O chocolate já é um típico presente de Dia dos Namorados. Além de saboroso, ele também possui substâncias capazes de provocar a excitação e auxiliar na liberação de endorfinas que confere uma sensação de força e vigor.

Frutas

Dia dos namorados: apimente o cardápio com alimentos afrodisíacos - Frutas

Foto: Pixabay

Além de serem já famosas por suas propriedades nutritivas, as frutas também são estimulantes. O mamão, por exemplo, ajuda a aumentar a libido feminino; a banana aumenta a produção de hormônios sexuais; a framboesa facilita o relaxamento dos músculos da zona genital e a romã auxilia na ereção. Frutas como avelãs, figo e abacate ainda estimulam a produção de testosterona e aumentam o impulso sexual.

Maca peruana

Dia dos namorados: apimente o cardápio com alimentos afrodisíacos - Maca Peruana

Foto: depositphotos

O tubérculo é considerado um dos alimentos mais potentes no quesito “estimulante sexual”. De acordo com a nutricionista, a maca peruana possui propriedades que reduzem os níveis e ansiedade e estresse, aumentam o desejo sexual e estimulam a produção do sêmen. “A versão moída da maca peruana é uma das formas mais comum no comércio e pode ser adicionada na salada de frutas, ou usada para incrementar sucos e vitaminas. A outra versão, mais prática para o dia a dia, é na forma de cápsulas, facilmente encontrada em lojas de produtos naturais”, explica Menezes.

Mas, apesar de ser natural, a nutricionista alerta que para usar qualquer substância manipulada para este fim, deve fazer sob orientação de um profissional de saúde.

Benefícios dos nutrientes

E além de serem afrodisíacos, os alimentos também ajudam na saúde. “Muitos desses alimentos possuem efeito termogênico, que aumenta a temperatura do corpo e faz com que o metabolismo acelere e trabalhe constantemente para normalizar a temperatura interna, isso garante que a pessoa fique mais ativa e alerta”, comenta.

Outra característica que esses alimentos afrodisíacos possuem é o poder energético de suas propriedades. Isso ajuda a aumentar a disposição, afastando a fadiga e melhorando o desempenho físico. “O melhor de tudo é que esses alimentos são mais acessíveis do que a maioria das pessoas imagina e, se incluídos numa dieta regular, juntamente com hábitos de vida saudáveis, podem ter seus efeitos maximizados, melhorando a saúde sexual de forma natural e evitando complicações futuras” – explica a profissional.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.