Aproveite as férias e cuide dos seus dentes

Toda a atmosfera de liberdade e repouso das férias não pode atrapalhar os cuidados com a saúde bucal

Tem coisa mais gostosa do que estar de férias? Curtir um descanso, a família, conhecer novos lugares ou retornar aos seus locais preferidos… Toda essa atmosfera de liberdade e repouso não pode atrapalhar os cuidados com a saúde bucal.

Por isso é importante manter uma rotina de higiene dental mesmo que a agenda esteja cheia de atividades. Uma atenção especial deve ser dada às crianças que tendem a comer mais guloseimas e esquecerem-se de escovar os dentes, nesse período.

A dentista Rosane Menezes Faria afirma: “com tantas atividades é comum sair da rotina. No entanto, vale a pena lembrar que é essencial fazer uma boa higiene dos dentes ao menos três vezes por dia, após as principais refeições. Se possível, leve um kit de higiene bucal na bolsa para que a escovação possa ser feita mesmo fora de casa”.

Aproveite as férias e cuide dos seus dentes

Foto: depositphotos

Separamos algumas dicas incríveis para manter os dentes saudáveis durante as férias.

1. Compre uma escova nova

Aproveite o clima de férias e compre uma escova nova. O recomendado é que ela seja trocada a cada três meses. Que tal aproveitar esse momento para escolher com calma o seu modelo? Lembre-se: o recomendado é que as cerdas sejam macias, arredondadas e com a cabeça pequena para não machucar e alcançar os dentes mais escondidos.

2. Hora de fazer a mala

O cuidado com a saúde bucal já deve começar na hora de fazer as malas, caso tenha alguma viagem nos planos. Por isso, monte um kit com escova, fio dental e enxaguante para levar na mala.

Não esqueça de ter uma opção também na bolsa de mão, caso você não tenha acesso à bagagem durante o percurso. Lembre-se de escovar os dentes após todas as refeições e lanchinhos oferecidos em aviões e ônibus.

Se sua viagem for de avião há restrições quanto aos tamanhos de recipientes contendo líquidos e cremes. Então, na hora de montar seu kit de higiene bucal para a bagagem de mão, saiba que eles precisam ter menos de 100 ml. Portanto, compre uma pasta e um enxaguante bucal pequenos.

3. Escove três vezes ao dia

Essa recomendação deve ser entendida como o mínimo necessário. E, se possível, durante os passeios leve um seu mini kit com você. Assim, a cada principal refeição ele será bem utilizado.

4. Evite muitas guloseimas

É mesmo difícil se manter na dieta durante o período de descanso. Porém, com um esforço a mais você pode evitar o consumo exagerado de doces e refrigerantes. A sua saúde e os seus dentes agradecem.

5. Visite seu dentista

Aproveite o tempo livre e agende uma visita ao seu odontologista. Faça um check-up geral e aproveite para registrar seus melhores sorrisos durante as férias!