Acelera, cabeleira! Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Aprenda receitas naturais de tratamentos para fortalecer seus cabelos e ajudá-los a crescer mais rapidamente e mais fortes

A mulher é sempre mais bonita e charmosa quando se sente bem consigo mesma, não importando se os fios são longos ou curtinhos. Em outras palavras, o tamanho dos cabelos não é tão importante, quando a mulher possui uma boa autoestima. Contudo, há quem acredite que quanto maior as madeixas mais beleza e charme a mulher terá.

Por esta razão, quem pensa assim está sempre à procura de tratamentos para fazer o cabelo crescer em menos tempo. Para isso não são medidos esforços e as mulheres acabam cedendo a procedimentos químicos, a shampoos que prometem uma bomba de crescimento e outras técnicas disponibilizadas por centros estéticos.

Mas, em meio a toda esta oferta, há também procedimentos caseiros capazes de aumentar o tamanho dos fios de forma rápida e saudável, sem abrir mão de um cabelo forte, nutritivo e brilhoso. Pensando nesta necessidade que algumas mulheres possuem, o Remédio Caseiro separou quatro técnicas caseiras, baratas e que possuem a capacidade de ativar o crescimento das madeixas. Antes de conferi-las, entenda um pouco mais sobre quais são as possíveis causas para um cabelo não crescer.

Acelera, cabeleira! Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Foto: depositphotos

Por que meu cabelo não cresce?

O desenvolvimento dos fios não está relacionado apenas aos produtos utilizados na hora do banho ou aos que são aplicados durante uma hidratação. Isto porque ele é influenciado por outros fatores, como alimentação, hidratação do organismo e até questões hormonais. Assim, quem apresenta problemas de saúde como anemia, estresse e falta de vitaminas no organismo, pode encontrar dificuldades no crescimento do cabelo.

Problemas hormonais, excesso de produtos com silicone, má alimentação, problemas genéticos, falta de cuidados com o couro cabeludo e até mesmo o hábito de fumar, são questões que influenciam um mau crescimento capilar.

Tratamentos caseiros para os cabelos crescerem mais rápido

Shampoo de alecrim e hibisco

O segredo desta dica está no alecrim, pois a planta é eficaz no aumento da circulação sanguínea do couro cabeludo. Desta maneira, consegue fazer com que os folículos recebam mais nutrientes e oxigênio, consequentemente os fios crescem com mais naturalidade e saúde. Além disso, o alecrim possui ação antibacteriana e adstringente, deixando o cabelo livre de caspas, irritações e da oleosidade. Esta dica é do Instagram @Projetorapunzelhair, especializado em dicas para tratamentos das madeixas.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de alecrim seco;
  • 1 colher (de sopa) de hibisco seco;
  • 7 cravos da índia;
  • Shampoo transparente.

Modo de preparo e uso

Em um recipiente vazio, coloque todos os ingredientes, deixando o shampoo por último. Em seguida, tampe o frasco e reserve em um lugar longe da luminosidade. É preciso deixar a mistura armazenada nessas condições durante cinco dias. Após o tempo passado, é possível perceber que o shampoo mudou a textura e a cor, ficando um pouco mais consistente e rosa. Este é o ponto que indica que o produto está pronto para ser aproveitado.

Para usar dessa mistura não tem nenhum segredo, basta aplicar nos cabelos durante o banho, como qualquer outro shampoo. Enxaguar e continuar o procedimento de hidratação dos cabelos normalmente, com o condicionador e, se preferir, alguma máscara.

Bomba de café

Barata e fácil de fazer, esta dica usando café, dada pela hair blogger @caah_rodrigues26, é uma solução para quem quer cabelos grandes em pouco tempo. Segundo Carol, ao fazer uso dessa máscara o cabelo dela cresceu quatro dedos em aproximadamente um mês. Isso tudo porque a cafeína presente nesta receita, estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, ativa o crescimento dos fios e deixa as madeixas mais nutridas.

Ingredientes

  • Shampoo sem sal e neutro;
  • 1 colher (de sopa) de pó de café para cada 100 ml de shampoo.

Modo de preparo e uso

Misture os dois ingredientes e balance bastante o recipiente. Deixe o produto descansar por 24 horas e após o tempo determinado ele estará pronto para uso. A hair blogger ainda alerta as seguidoras que depois de usar o shampoo, o cabelo precisa ser lavado com muito cuidado, para que todos os resíduos de café sejam eliminados.

Óleo de babosa

A instablogger Vanessa BG, que comanda o @cabelaodossonhos, indica para suas seguidoras o uso de um óleo de babosa. Isto porque, a aloe vera, nome científico da planta, possui diversas vitaminas e minerais que podem ajudar no crescimento capilar. Além disso, a babosa ainda diminui a queda, trata caspas e faz uma hidratação profunda.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;
  • 5 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo e uso

O primeiro passo é abrir a folha de babosa para retirar a baba e colocá-la no liquidificador. Em seguida, adicione o azeite e deixe batendo até que a mistura fique homogênea. Depois coloque em um recipiente de vidro e guarde na geladeira. Use sempre com alguma máscara de hidratação. Vanessa ainda alerta sobre o tempo de duração que o óleo possui, o qual só mantém seu efeito benéfico até 20 dias no máximo.

Suco de cenoura

Esta é uma dica que foge do seguimento das demais já apresentadas, pois não deve ser colocada no cabelo e sim ingerida. A cenoura é rica em vitamina A e por isso ajuda no crescimento do cabelo. A dica é compartilhada pela empresa de cosméticas @izizcosmeticos, e trata-se de uma receita simples, saudável e saborosa.

Ingredientes

  • 1 cenoura média, crua e com casca;
  • 1 copo de iogurte natural;
  • Suco de uma laranja.

Modo de preparo e uso

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe batendo até que a mistura fique homogênea. Após este processo, beba o suco sem precisar coar. A dica é consumir uma vez por dia e de forma diária. Em algumas semanas você vai conseguir perceber a diferença dos seus fios.

Outras dicas para deixar as madeixas saudáveis

Quem deseja ter o cabelo grande, também precisa ficar atento a outros cuidados, pois de nada adianta ter madeixas grandes se elas não forem hidratadas, sedosas e fortes. Portanto, é necessário colocar em prática algumas técnicas caseiras, como:

  • Ter uma boa alimentação: Comer alimentos saudáveis e ricos em vitaminas e minerais é essencial para ter um cabelo forte, sem quedas e hidratado. Entre os nutrientes essenciais estão: vitamina A e E;
  • Hidratar o corpo: A água é um elemento primordial para quem deseja cuidar não só da saúde física, mas também a dos cabelos. Isto porque a falta de água no organismo aumenta a queda dos fios, cresce o ressecamento e o cabelo estanca no tamanho;
  • Cuidados durante o banho: Quem quer um cabelo grande e saudável, aposta em um banho com muita massagem no couro cabeludo, usa água fria e não aplica condicionador no couro cabeludo;
  • Cabelos molhados: Não se deve prender o cabelo molhado ou dormir com as madeixas nesse estado;
  • Consuma determinados alimentos: Alguns alimentos ajudam no crescimento do cabelo, como: abacate, castanha do Pará, amêndoas, lentilhas, cereais, pimentão amarelo, ovo, laranja, cenoura etc;
  • Usar óleo de jojoba: Uma dica valiosa para estimular o crescimento do cabelo é usar o óleo de jojoba, que também serve para proporcionar brilho nos fios e limpa o couro de cabeludo.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.