Você conhece os benefícios da linhaça?

A linhaça é uma semente que vem do linho, utilizado há muito tempo na indústria…


A linhaça é uma semente que vem do linho, utilizado há muito tempo na indústria têxtil, na confecção de um tecido com alta durabilidade e conforto. O linho possui dois tipos de sementes: as marrom-escuras, de onde se extrai o óleo de linhaça, usado industrialmente e na farmácia, e  as sementes amarelo-douradas, mais adequadas ao consumo alimentar e medicinal.

A linhaça dourada é um tipo de semente mais cara, já que é cultivada de forma orgânica certificada, ela possui ainda mais ácidos graxos do que a marrom. Enquanto esta possui ômegas 3, 6 e 9, a marrom tem apenas o ômega 3.

Benefícios

Você conhece os benefícios da linhaça?

Marrom e dourada| Imagem: Reprodução

A preciosa sementinha já se tornou famosa pelo seu poder de melhorar nossa saúde, mas, você sabe quais são os efeitos benéficos da linhaça?

A linhaça é rica em gordura. Calma! Uma gordura formada em grande parte por ácidos graxos, como o Ômega 3, que combate a obstrução das artérias, o que causa doenças cardíacas, também é rica em antioxidantes e anticancerígenos, o que protege contra cânceres e vários tipos de doenças. A linhaça é a maior fonte de Ômega 3 encontrada na natureza e uma das maiores fontes de fibras úteis.


Em sua casca estão concentrados minerais, vitaminas e proteínas, sendo a vitamina E estimuladora do funcionamento celular, o que afasta o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Também auxilia no sistema digestivo e intestinos, beneficiando a pele e, uma das substâncias mais importantes na linhaça é a lignana, cuja função é a mesma do estrógeno e atua na apoptose celular, que é um mecanismo de defesa que destrói as células defeituosas, infelizmente, em casos de câncer esse método não costuma funcionar, mas a lignana tem capacidade para substituir esse sistema e possibilita a destruição da célula.

Essa semente também tem semelhança com a soja, já que possui isoflavona e fitoesteróide, imitando o hormônio feminino. A indicação é de meia xícara a ser consumida por dia para acabar com sintomas de menstruação e de pós-menopausa, devido à estimulação da produção de estrogênio.

Como pode ser consumida a linhaça?

O ideal é que se consumam 2 colheres de sopa das sementes, trituradas em liquidificador, transformadas em farelo, pela manhã e tarde. É indicado, para a preservação das propriedades, que se liquidifiquem as sementes e se consuma o farelo fresco logo em seguida, mas é possível manter esse farelo na geladeira, em vidro bem fechado, por até uma semana.


Reportar erro