Use a linhaça para combater problemas na saúde da mulher

A linhaça é uma excelente aliada das mulheres para combater a TPM, cólicas menstruais, dificuldades emocionais pós-parto, câncer, anorexia e bulimia


Não é novidade para ninguém que bons hábitos alimentares geram saúde a ajudam a prevenir o aparecimento de muitas doenças. Incluir certos alimentos na dieta, também proporciona mais saúde para as pessoas. A linhaça, por exemplo, é uma excelente aliada das mulheres para combater a Tensão Pré-Menstrual (TPM), cólicas menstruais, dificuldades emocionais pós-parto, câncer, anorexia e bulimia.

Grande parte desses fatores são ocasionados pelo desequilíbrio hormonal. Como toda substância química, os hormônios são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Eles são formados a partir de nutrientes presentes na alimentação. A partir de mudanças simples nos hábitos alimentares, as pessoas, sobretudo as mulheres, podem aliviar os sintomas de certas doenças.

É fundamental que haja redução no consumo de gordura animal e frituras, pois elas podem contribuir para aumentar os níveis de estrogênio que pode agravar a TPM, menopausa e a osteoporose, além de outros desequilíbrios hormonais. Pelos benefícios contidos em algumas substâncias, em especial a linhaça, vale a pena incluí-la na alimentação.

Uso e benefício da linhaça

A semente de linhaça é composta de carboidratos, proteínas, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras alimentares, sódio e ômega 3 e 6. A linhaça é umas das maiores fontes alimentares de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio. Ela também contém altas concentrações de vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno, além de minerais como ferro, zinco, e alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Use a linhaça para combater problemas na saúde da mulher

Foto: Depositphotos


A sementes de linhaça trituradas podem ser consumida com iogurtes, saladas, sucos, frutas, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. A linhaça também pode substituir o óleo ou gordura utilizados em uma receita.

Para tratar a TPM

Para lidar com os distúrbios de estrogênio e progesterona, situação combatida pelos ácidos graxos essenciais, vale a pena apostar no poder da linhaça.

Para tratar a menopausa

Para aliviar alguns sintomas da menopausa, a linhaça também pode ser uma excelente ferramenta. Um estudo realizado com a participação de 25 mulheres na menopausa, mostram que o consumo de pelo menos 40 gramas de linhaça por dia funciona com a mesma potencialidade da terapia de reposição hormonal, com a vantagem de não desencadear nenhum tipo de efeito colateral.

Para tratar a osteoporose

O uso da linhaça, segundo estudos de cientistas da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, é positivo para as mulheres que estão no término da vida reprodutiva, pois ela atua no aumento das atividades antioxidantes. As lingninas vegetais da linhaça, precursoras das lignanas mamíferas, e seu ácido alfa-linolênico podem, pelo bloqueio da produção de prostaglandinas, ajudar a prevenir a perda óssea e a osteoporose. Apesar dos resultados animadores, os cientistas ainda estimam que a linhaça pode apresentar muito mais benefícios para a saúdo dos que aqueles que são conhecidos até agora.


Reportar erro