Truque ideal para evitar que o leite derrame enquanto ferve

Basta apenas uma pequena distração para tudo ir de ralo a baixo, ou melhor, de panela a baixo, fazendo que o leite suje todo o fogão


Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar naquele velho ditado: não adianta chorar pelo leite derramado. Por sinal, ver o leite transbordar e sujar todo o fogão é o terror de muita gente que lida diariamente nas cozinhas, preparando pratos ou simplesmente cuidando da sua limpeza.

Basta apenas uma pequena distração para tudo ir de ralo a baixo, ou melhor dizendo, de panela a baixo. Muitas vezes, as pessoas ficam ali, plantadas do lado do fogão, esperando o leite começar a ferver e, como se fosse de propósito, parece que ele demora ainda mais.

Porque o leite transborda ao ferver?

Certamente você já se pegou fazendo essa pergunta quando se deparou com um problema dessa natureza. Antes de anotar as dicas para evitar que seu leite nunca derrame ao ferver, entenda qual o motivo que faz o leite subir ao ser submetido a altas temperaturas.

truque-ideal-para-evitar-que-o-leite-derrame-enquanto-ferve

Foto: depositphotos

Antes de tudo é preciso que você entenda que o leite é formado por uma composição orgânica que contém sais minerais, gordura, proteínas e açúcar (lactose). Ao serem aquecidas, a gordura e proteínas tendem a subir para a superfície do leite, formando uma película. Toda essa reação acontece antes da água atingir seu ponto de ebulição.


Quando a água começa a borbulhar, as bolhas de vapor empurram a película para fora do recipiente e o leite começa a espumar. Para fazer o processo parar, basta parar de aquecer o líquido, o que faz com que as proteínas se dissolvam novamente na água, o que faz o leite voltar a sua posição normal.

Para evitar que o leite derrame

Depois de acumular mais esse conhecimento para a sua vida, chegou a hora de conhecer a dica para evitar que o leite transborde e suje todo o seu fogão, ao ser fervido.

Antes de colocar o leite na leiteira, dê uma lavada com água filtrada. Isso vai formar uma barreira, impedindo que o leite grude na panela, depois de fervido, o que vai facilitar muito na hora de lavar o recipiente. Feito isso, coloque o leite para ferver, normalmente.

Imediatamente, você deve colocar um pires virado de cabeça para baixo na extremidade do recipiente. Pronto! Essa simples dica vai evitar que o leite transborde, toda vez que for necessário que ele ferva.


Reportar erro