Tisanas ou chás – Qual o melhor?

Poucas pessoas conhecem ou estão familiarizadas com a palavra tisana, mas do chá todo mundo…


Poucas pessoas conhecem ou estão familiarizadas com a palavra tisana, mas do chá todo mundo já ouviu falar, certo? Aí é que você se engana. Tudo que você sabe sobre o chá pode estar errado, pois foi sendo ensinado e passado de geração em geração de forma equivocada. Mas afinal, o que é chá? E tisana?

Tisanas ou chás – Qual o melhor?

Foto: Reprodução

 

Chá – O que é?

Chá é o nome que recebe a bebida preparada com as folhas de uma planta conhecida como Camellia Sinensis. Você já deve ter ouvido falar nela, pois ela é a base para a preparação do chá preto, verde, branco ou oolongs. Introduzido na Europa no século XVIII, o chá pode ser preparado não apenas com água como habitualmente vemos, mas também com leite.

Apesar de ser consumido por muitos almejando seus benefícios, o chá pode apresentar também malefícios em seu consumo. Contém elevados níveis de cafeína e, além disso, pode – devido aos taninos – reduzir a absorção de ferro. Por isso, quando consumir, evite que seja feito durante as refeições ou logo após e nunca ofereça esse às crianças.


Tisana – O que é?

A tisana, ao contrário do chá, é a infusão que conhecemos feita com diversos outros tipos de ervas. Nela, as ervas são adicionadas à água e fervidas durante aproximadamente 5 minutos em um recipiente tampado. O processo seguinte, é desligar o fogo e deixar ainda tampado por aproximadamente 15 minutos até que a mistura fique morna. Em seguida basta coar e consumir.

Normalmente nos referimos ao termo chá para falar sobre tisanas feitas com as plantas medicinais, como chá de camomila, chá de menta, chá de boldo, entre outros. No entanto, como vimos anteriormente, chá é somente aquela bebida preparada com a Camellia sinensis.

Qual dos dois é o melhor?

O chá possui alguns benefícios para a saúde. Por conter bioflavonóides, o chá age como um antioxidante diminuindo riscos de doenças cardiovasculares, câncer, entre outros. Além disso, este ajuda no emagrecimento, pois age como um termogênico. No entanto, como citamos no tópico sobre os chás, estes podem causar a redução da absorção do ferro, portanto o horário de consumo deve ser bem observado.

As tisanas, em contrapartida, devem ser analisadas separadamente, pois trata-se de diversas plantas medicinais que podem ser adicionadas e usadas como forma de tratamento para a saúde. Como exemplo, podemos citar a tisana de camomila, que age como calmante, ajuda na digestão e diminui a ansiedade, a tisana de dente de leão que age como um excelente diurético, e a tisana de tomilho, que ajuda no tratamento de gripes, constipações, bronquites e sinusites.


Reportar erro