Tem intolerância à lactose? O leite de amêndoas pode ser uma opção

Além da questão alérgica, existem ainda outros aspectos que fazem do leite vegetal mais saudável que o da vaca


Por muito tempo o leite de vaca foi comercializado prometendo mais nutrição, fortalecimento dos ossos e mais uma série de benefícios relacionados ao bem estar do corpo e da saúde do organismo.

No entanto, com o avanço da ciência, os especialistas em saúde reconheceram os grandes malefícios que este tipo de alimento também provoca no ser humano e, por isso, indicam a substituição do mesmo por outras opções de leites, os vegetais.

Um bom exemplo destas novas substâncias é o leite de amêndoas, considerado um aliado da saúde humana. Além disso, esta mesma bebida é eficaz no processo de emagrecimento, mais um aspecto à frente do leite de vaca, tendo em vista a diferença entre elas com relação as propriedades que carregam e as interações delas com o organismo.

Leite de vaca x leite de amêndoas

Tem intolerância à lactose? O leite de amêndoas pode ser uma opção

Foto: depositphotos

De acordo com dados divulgados pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, aproximadamente 50% dos brasileiros possuem ou podem desenvolver intolerância à lactose, uma proteína presente no leite de vaca. Esta condição está se tornando cada vez mais comum não só no Brasil, mas também no mundo todo. E é verificada após o consumo de leite de vaca ou dos derivados desta bebida láctea, quando o paciente passa a apresentar uma série de sintomas fora do comum.


Entre os sinais clínicos que evidenciam a intolerância à lactose estão: alergias, dermatites, o desenvolvimento de doenças autoimunes, diarreia, náuseas, gases, distensão abdominal, irritação intestinal, sensação de inchaço, dor abdominal, rinite etc. Por estas razões, é imprescindível a troca do leite de vaca por opções mais saudáveis, como o leite de amêndoas.

Além da questão alérgica, há ainda outros aspectos que fazem do leite vegetal mais saudável que o da vaca. Enquanto que as proteínas deste último aumentam as taxas de insulina no corpo, substância esta que precisa estar sob controle para quem deseja emagrecer, as proteínas encontradas nas amêndoas não provocam alergia e nem liberam cargas pesadas de insulina no organismo.

Isto tudo sem contar as gorduras, outros elementos que diferenciam uma opção da outra. O leite da vaca é rico em gorduras saturadas. Já a amêndoas é fonte de gorduras monossaturadas, que ao contrário do anterior possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o leite vegetal possui uma gama de vitaminas e minerais, principalmente magnésio.

Preparando o leite de amêndoas

Segundo a nutricionista Juliene Melo, convidada do canal Dieta Detox Fácil, quem deseja cuidar da saúde e ainda emagrecer com mais eficácia deve substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas. Para fazer isso é muito simples, basta deixar uma porção de amêndoas de molho em água filtrada durante 24 horas. Em seguida, bater tudo no liquidificador ou no processador.

Por fim, coa-se o leite e ele estará pronto para ser utilizado da forma que quiser. A nutricionista ainda dá uma dica muito interessante para quem prefere um leite mais docinho, ao invés de bater com água filtrada, colocar água de coco. Além de ficar mais doce, o leite vegetal acaba adquirindo mais nutrientes.


Informar erro