Será que comer gelo faz mal para a saúde?

Refrescante e geladinho, saiba se comer gelo faz mal. Descubra ainda maneiras de consumi-lo com mais sabor no dia a dia


Já pensou em comer algo super refrescante, light, diet, sem conservantes, não tem uma caloria e 100% natural? Muitas pessoas adotam a alternativa de comer gelo, seja por hábito ou apenas para se refrescar do clima tropical brasileiro. Mas será que comer o gelo é perigoso para nossa saúde?

Comer gelo?

Comer um gelinho de vez em quando pode até ser benéfico, mas para tal é preciso saber a procedência da água com que ele é feito. Sempre consuma água potável, mineral ou muito bem filtrada.

Uma opção gostosa para quem se interessar em comer uma pedrinha de gelo eventualmente é o gelo saborizado. Vale congelar café, chá ou mesmo pedaços de pepino, frutas ou folhas com água. Lembrando-se de nunca exagerar e ter extra cuidado para evitar acidentes.


Imagem de cubos de gelo

Foto: Depositphotos

Cuidado!

O hábito de comer gelo pode parecer inofensivo, entretanto a prática pode vir a trazer complicações que causam bastante dor de cabeça. Saiba os riscos e tome extra cuidado!

  • Um grande risco ao mastigar cubos de gelo é quebrar os dentes. Ainda que resistentes, os dentes não são diamantes e podem quebrar quando você morde algo muito duro. Além disso, a mastigação compulsiva de gelo pode acabar comprometendo a força de seus dentes, deixando-os mais sensíveis e propícios à quebra.
  • Outro problema é fazer as gengivas sangrarem se você tem o hábito costumeiro de mordiscar gelo. Quando quebramos o cubo na boca, pedaços afiados podem se formar e, com isso, machucar a gengiva ou mesmo a língua.
  • Ainda comendo gelo você pode causar danos imperceptíveis aos dentes, como a fratura do esmalte do dente. Morder superfícies duras provoca essas fraturas no esmalte, o que dá margem ao aparecimento de cáries e pode causar outros problemas no futuro.

Compulsão por gelo

Parece estranho, mas é possível, sim, ter compulsão por comer gelo. Às vezes é uma característica que pode aparecer em pessoas ansiosas, todavia essa vontade incessante pode indicar algo bem diferente: anemia. Causada pela deficiência de ferro no sangue, a anemia pode ser diagnosticada através do exame clínico ou análise sanguínea. Caso note a vontade repentina e constante de comer gelo, atente a essa possibilidade.


Reportar erro