Remédios naturais para tratar a sinusite

O que é? Sinusite é uma doença que atinge as cavidades existentes ao redor do…


O que é?

Sinusite é uma doença que atinge as cavidades existentes ao redor do nariz. Pode ser inflamatória e/ou infecciosa.

As cavidades ao redor do nariz são revestidas por uma mucosa que necessita ventilação para garantir que se mantenham normais. A sinusite surge quando, após uma infecção viral ou inflamação, que pode ter origem alérgica ou por poluentes, há aumento de volume dessa mucosa, que obstrui a comunicação das cavidades com as fossas nasais. Com esta obstrução, há o início de colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento.

Os sintomas desagradáveis dessa doença são: sensação de “peso na face”, dores de cabeça, corrimento nasal, sensação de mau cheiro do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.

O médico costuma diagnosticar a doença através do histórico médico do paciente, como ele descreve os sintomas e examinando-o. Também podem ser necessários exames radiológicos da face. Após confirmação do diagnóstico, o tratamento é feito com uso de analgésicos, medicamentos que melhoram a permeabilidade nasal e antibióticos específicos para os germes encontrados na região.

Remédios naturais para tratar a sinusite

Foto: Depositphotos

Alguns tratamentos fitoterápicos apresentam ótimos resultados no tratamento da sinusite e sempre vale a pena experimentar uma maneira mais natural de curar doenças, evitando os efeitos colaterais de certos medicamentos!

Veja alguns desses remédios naturais que podem ajudar

+ RECEITA – GENGIBRE

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de gengibre fresco (picado)
  • Dois dentes de alho
  • Dois limões
  • Duas colheres de sopa de mel

Como fazer:

Extraia  o suco dos limões e amasse o alho, reserve. Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo e coe.

Posologia:

Beba a xícara do chá meia hora antes de se deitar.

Deve ser evitado por quem sofre de cálculo biliar e problemas de estômago, além de gestantes, por causa do gengibre.


+ RECEITA – CAMOMILA

Ingredientes:

  • 6 clh de chá de flores de camomila
  • vasilha com 1 litro de água fervente

Como fazer:

Misture o chá na água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça, aproxime o rosto da vasilha inalando o vapor desse chá profundamente, durante, no mínimo, dez minutos.

Posologia:

Repetir essa inalação duas vezes ao dia durante a crise de sinusite.

+ RECEITA – SOLUÇÃO SALINA

Ingredientes:

  • 1 copo de água mineral morna
  • 1/2 colher de sal de cozinha.

Como fazer:

Esta solução salina é ótima para limpar a secreção presa nos seios nasais, diminuindo as dores e melhorando a respiração.

Posologia:

Com  um conta-gotas, pingue algumas gotas desta solução no nariz, respire e, quando ela chegar à garganta, cuspa a solução. Não engula esta água que estará suja e cheia de secreção. Repita esse procedimento até acabar a água do copo, 3 vezes ao dia enquanto durar a crise de sinusite.


Reportar erro