Remédios caseiros para Caspa

Por Jéssica Vanessa

Remédios para caspa nos cabelos

Remédios para caspa nos cabelos | Imagem: Reprodução

Caspa (Seborreia) é um incômodo horrível e não é só estético. Ela acontece pela descamação do couro cabeludo – região produtora de sebo -, causada pela quantidade excessiva de produção do óleo das glândulas sebáceas (por isso é comum associar a oleosidade dos cabelos às caspas, elas costumam mesmo vir juntas). Além de provocar coceiras constrangedoras, este problema pode ficar visível nas roupas em qualquer ocasião, causando o desconforto imediato, pois podem passar a imagem de que aquilo está acontecendo por má higiene. Isto necessariamente não é verdade, pois a caspa pode aparecer no couro cabeludo, sobrancelhas, partes próximas ao nariz, barba, peitos, costas e até nas axilas e orelhas, desencadeadas por vários fatores externos, tais como:

  • Produtos químicos
  • Fungos
  • Alterações hormonais

Outras causas bastante conhecidas são o estresse (provoca a produção excessiva do sebo), falta de alimentação adequada (alimentos sem nutrientes, em momentos errados e com muito carboidrato) e mau funcionamento do intestino.

Quais os cuidados básicos para evitar a caspa?

São simples e fáceis demais de serem seguidos. Basta lembrar de que, na hora que for lavar o cabelo, use sempre água fria ou morna, nada de água quente demais. Quando for esfregar o couro cabeludo, tente não usar as unhas, pois isso o machuca e estimula a produção do sebo (massageie com a ponta dos dedos). Pelo menos uma vez na semana faça um tipo de hidratação usando xampus anticaspas e aguarde enquanto ele age por alguns minutos.

Conheça alguns remédios naturais para caspa

Acabe com este incômodo utilizando remédios caseiros à base de frutas, como maçã e banana. Veja detalhes:

  • Couve: Aplique diariamente no couro cabeludo, espere agir e retire com água morna. Realize o procedimento até perceber que as caspas estão diminuindo. Este é um ótimo remédio!
  • Beterraba: Ferva a beterraba e depois espere esfriar por uns dez minutos. Quando ainda estiver meio quente, use a água para enxaguar o couro cabeludo e o massageie (cuidado para não usar as unhas).
  • Carqueja: Use vinte gramas de folhas de carqueja para cada litro de água. Faça o chá, o espere esfriar e consuma quatro xícaras ao dia. Armazene-o em uma garrafinha na geladeira.
  • Maçã: Poucos sabem, mas o suco de maçã é um excelente remédio para evitar a caspa. Parta uma maçã em várias partes e as coloque em um recipiente com água. Ferva e espere até que morne ou esfrie. Enxágue o cabelo (tendo o cuidado para massageá-lo da maneira correta) e deixe o suco de maçã agir por vinte minutos. Por fim, lave o cabelo e retire todo o suco.
  • Banana: Possui alantoína e magnésio, substâncias que atuam na diminuição da produção de sebo no couro cabeludo.
  • Alcaçuz: Contém glicerina (composto que minimiza a secreção dos óleos no couro cabeludo).