Remédios caseiros para acabar com o mosquito da dengue

Transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral…


Transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que vem se espalhando muito pelo Brasil, apresentando sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores pelo corpo e atrás dos olhos. O aumento do número de casos de dengue em nosso país vem alertando as autoridades e a população em geral para que sejam tomadas mais medidas de combate ao mosquito.

Embora a incidência da doença seja maior durante os tempos de calor e de chuvas, as medidas de combate à dengue devem ser constantes durante todo o ano. Além de cuidados como não deixar água parada, retirá-la dos vasos de plantas e manter caixas d’água e demais recipientes fechados, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar na prevenção da dengue.

Repelente caseiro para dengue

Batizada de “repelente dos pescadores”, uma receita caseira à base de cravo-da-índia vem circulando pela internet e promete manter o mosquito da dengue à distância. De acordo com especialistas, da semente do cravo-da-índia é extraído o ácido eugênico, a partir do qual se obtém um aroma ativo capaz de proteger contra a picada do mosquito. Assim como o capim citronela, o cravo é rico em óleos essenciais, responsáveis pelo odor característico da planta e que atrapalha o mosquito a sentir o cheiro da pele humana.

Confira a receita do “repelente dos pescadores” a seguir:

Ingredientes:

– ½ litro de álcool;
– 1 pacote de cravo da índia (10 gramas);
– 1 vidro de óleo infantil (100 ml).

Modo de preparo:

Deixe o cravo curtindo no álcool durante 4 dias, agitando o frasco pela manhã e à tarde. Após este tempo, misture o óleo corporal (pode ser infantil, de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera ou qualquer outro). Aplique e espalhe apenas uma gota nos braços e nas pernas.


O tipo de óleo corporal escolhido pode interferir apenas no cheiro do repelente, mas o modo de preparo faz bastante diferença: se deixar o álcool e o cravo-da-índia macerando por cerca de 15 dias, o repelente fica ainda mais potente. Após este tempo é que se mistura o óleo. Se houver urgência, a dica é preparar uma pequena quantidade, deixando em contato por pelo menos 24 horas. Agitar o frasco de duas a três vezes ao dia também é muito importante no preparo da receita. Esta fórmula é contraindicada para crianças menores de 3 anos e pessoas que têm alergia a essências.

Remédios caseiros para acabar com o mosquito da dengue

Foto: Reprodução

Inseticida natural para dengue

Além de ser usado no preparo do repelente natural, o cravo-da-índia também é um dos ingredientes do inseticida natural contra dengue. Este inseticida é indicado para ser utilizado em vasos de plantas.

Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

– 60 unidades de cravo-da-índia;
– 1 xícara e meia de água.

Modo de preparo:

Bata os ingredientes em um liquidificador, coe e guarde em um recipiente de vidro com cor escura. Coloque apenas uma pequena quantidade deste inseticida nos pratos dos vasos de plantas de sua casa.


Reportar erro