Os benefícios do cacau para a saúde e deliciosas receitas com ele

O cacau é um fruto de casca dura e de coloração que vai do amarelo…


O cacau é um fruto de casca dura e de coloração que vai do amarelo esbranquiçado até vermelho escuro, pode medir até 20 cm de comprimento e contém uma polpa branca ou rósea com sementes avermelhadas. Destas sementes devidamente fermentadas e processadas, extrai-se o cacau em pó e a manteiga de cacau. O cacau é um alimento altamente nutritivo e proporciona inúmeros benefícios à saúde.

Cacau

Foto: Reprodução

Propriedades do cacau

A polpa do cacau contém fibras, glicose e sacarose, vitaminas A, B1, B2, C, niacina e sais minerais como o ferro, fósforo e cálcio e uma grande quantidade de antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres, prevenindo doenças.

Benefícios do cacau

Devido às suas propriedades, o cacau apresenta muitos benefícios à saúde. As vitaminas do complexo B (B1, B2 e niacina) agem na tonicidade muscular, no sangue e nos nervos; a vitamina C fortalece o sistema imunológico; o ferro, fósforo e cálcio auxiliam na saúde dos ossos, dentes e no funcionamento do cérebro; a vitamina A atua na saúde da pele e dos olhos.

As fibras presentes neste alimento colaboram com o bom funcionamento do intestino, além de controlar a absorção de gordura e açúcares. A epicatequina, composto antioxidante presente no cacau, protege o coração, previne câncer e auxilia nos casos de depressão. Segundo especialistas, o cacau é um dos melhores alimentos para o humor, pois estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental e reduz a ansiedade. Além disso, o fruto contém algumas substâncias que agem no cérebro controlando o desejo por doces, sendo mais fácil controlar o peso.

E o chocolate?

Com tantos benefícios proporcionados pela matéria-prima do chocolate, é inevitável não pensar no doce. Mas, atenção! Segundo especialistas, o chocolate precisa ter no mínimo 60% de cacau, pouca quantidade de açúcar e não conter leite em sua fórmula.

É preciso prestar atenção também na quantidade ingerida: o consumo diário recomendado é de aproximadamente 30 gramas.

Receitas com cacau

Aprenda a seguir duas deliciosas receitas com cacau:

Mousse de cacau com frutas

Ingredientes:

– 1 manga de tamanho médio

– 3 colheres (sopa) de polpa de abacate

– 2 colheres (sopa) de cacau


– 2 colheres (chá) de essência de baunilha

– 1 colher (sopa) de mel

– Pitada de sal

Modo de preparo:

Corte a manga em pedaços grandes e coloque-os no liquidificador. Acrescente a polpa do abacate e os demais ingredientes. Bata tudo até obter consistência homogênea. Logo após, passe a mistura em uma peneira. Leve para gelar e sirva.

Suco de cacau

Ingredientes:

– 100 gramas de polpa de cacau (pode ser encontrada em supermercados na forma congelada)

– 200 ml de água filtrada

– Mel

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.


Reportar erro