Misturar manga com leite faz mal para saúde?

A lenda de que manga com leite faz mal surgiu na época da escravidão no Brasil. Saiba mais sobre este mito


Na época em que era criança, você deve ter ouvido bastante a seguinte advertência: “Não pode misturar manga com leite!”. Mas, por que isso? Misturar os dois ingredientes realmente faz mal para a nossa saúde?

Existem vários mitos sobre coisas que fazem mal ou até mesmo matam, como comer as sementes da melancia, deixar o chinelo virado para cima, abrir o guarda-chuva dentro de casa e, claro, misturar manga com leite.

A má reputação desta mistura não passa de um mito intencionalmente criado durante o período do Brasil Colonial.

De onde surgiu esta lenda?

A lenda de que manga com leite faz mal para a saúde existe há muito tempo e surgiu na época da escravidão no nosso país. No Brasil colonial, o leite era um alimento bastante caro e raro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho, e que lhes trazia maior lucro.

Como os senhores de engenho não queriam que os escravos consumissem o leite tão precioso, inventaram e espalharam o mito, que resistiu até os dias de hoje.

Misturar manga com leite faz mal para saúde?

Foto: Depositphotos


Já a manga era uma fruta abundante e muito consumida pelos escravos que trabalhavam nas plantações das grandes propriedades rurais. Assim, como forma de prevenir que eles também tomassem o leite, os senhores espalharam que comer manga e tomar leite fazia mal para a saúde.

Mas, a verdade é que os dois alimentos formam uma combinação muito saudável, então não se assuste quando ouvir uma frase parecida com “não tome leite agora, porque você acabou de comer manga”.

Manga com leite é saudável

Na realidade, misturar manga e leite não faz nenhum mal para a nossa saúde, muito pelo contrário, trata-se de dois alimentos muito saudáveis que só nos trazem benefícios, inclusive ao serem consumidos juntos.

A manga é uma fruta rica em ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A, além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína.

Já o leite é um alimento rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Com tantos nutrientes presentes na manga e no leite, a combinação dos dois alimentos só pode trazer benefícios para a nossa saúde, garantindo fartas doses de vitaminas e sais minerais importantes para o organismo humano.


Reportar erro