Já ouviu falar do grão chamado amaranto?

O amaranto é um grão originário dos Andes, e que há muito tempo já era…


O amaranto é um grão originário dos Andes, e que há muito tempo já era conhecido em vários cantos do mundo por seu alto valor nutricional, porém só recentemente ele foi descoberto no Brasil e começou a ser cultivado em nossas terras. Ele pode ser encontrado com facilidade em mercados ou feiras de produtos naturais.

Já ouviu falar do grão chamado amaranto?

Imagem: Reprodução

15% da composição desse grão é de pura proteína, podendo comparar-se até mesmo às proteínas do leite. Ele também é fonte de zinco, fósforo, fibras e cálcio biodisponível (que é absorvido pelo organismo com mais facilidade).


Por tudo isso, podemos concluir a importância do amaranto na nossa alimentação. E o melhor de tudo é saber que, quando acrescentado às comidas ele não altera o gosto de nada. Pode ser misturado com cereal, molhos, saladas, sopas, arroz, sucos, vitaminas… E nem se quer sua presença será notada pelo paladar. Por isso torna-se perfeito para substituir verduras na alimentação das crianças, já que elas sempre se rejeitam a comê-las. Cientistas afirmam que a composição química deste grão é muito semelhante à de uma combinação muito importante e bastante conhecida pelo brasileiros: a do arroz e feijão.

Diminua o colesterol com amaranto!

Estudos feitos com o grão em 1996 provaram que ele é, além de muito nutritivo, uma excelente arma contra o colesterol ruim (LDL). Acontece que ele possui nutrientes que atuam no organismo diminuindo as taxas do colesterol no sangue, evitando assim uma arteriosclerose e um possível infarto.

Informações importantes sobre este grão

  • Ele é apropriado para o consumo dos celíacos (pessoas alérgicas a glúten), pois não possui glúten em sua composição.
  • Muito indicado para atletas, pois proporciona ganho de massa magra.
  • É importante ele estar presente no cardápio das crianças, pois estimula o sistema imunológico que nesta fase ainda está em formação.
  • Também é possível consumir o amaranto na forma de chá, o que passa a ser uma ótima dica para aqueles que gostam de bebidas quentes.
  • O grão também pode diminuir a pressão arterial dos hipertensos.
  • Quando inserido na dieta, o amaranto é capaz de ajudar pessoas com resistência à insulina.
  • Consumir 30 gramas por dia já pode resultar em uma grande melhora no funcionamento do intestino, para quem sofre de prisão de ventre.
  • O amaranto pode ser encontrado nas lojas no formato de grão, flocos ou farinha, o que facilita a sua versatilidade no uso diário.

Reportar erro