Já ouviu falar da bebida de arroz?

Conheça a bebida de arroz, também conhecida como leite de arroz; confira os benefícios e saiba como preparar


O leite de arroz é uma excelente forma de substituição do leite de vaca para pessoas intolerantes à lactose ou para aqueles que querem entrar em uma dieta mais rígida, mas não abrem mão da bebida, além daqueles que querem aderir à uma dieta vegana.

Apesar de o leite mais comumente consumido no Brasil ser o de vaca, existem muitas pessoas que não têm a lactase, enzima responsável pela digestão da lactose, o que gera a intolerância que tem como sintomas a dificuldade digestiva, prisão de ventre e desconfortos intestinais.

O leite derivado do arroz pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais ou ainda em alguns hipermercados, porém o preço é elevado devido à baixa procura.

Já ouviu falar da bebida de arroz?

Foto: Pixabay

Quais os benefícios do leite de arroz?

Mesmo tendo uma quantidade menor de cálcio, além de um valor maior de calorias, o leite de arroz é livre do colesterol e tem baixos níveis de gordura, possuindo ainda menos proteínas que outros tipos de leite, o que facilita a digestão.

A produção de leite de vaca, por exemplo, faz com que a substância seja rica em hormônios e antibióticos que fazem mal à saúde, e o leite de arroz é livre disso.

Esse tipo de leite pode ser consumido por celíacos, uma vez que é isenta de glúten, trazendo bem-estar e qualidade de vida, além das pessoas intolerantes ou que retiraram a lactose da rotina alimentar, visto que se trata de um carboidrato fermentado por bactérias intestinais negativas. Além disso, também é muito consumido por pessoas que retiraram a proteína do leite da alimentação ou são sensíveis à ela.

Mas é gostoso mesmo?

O sabor é bastante neutro, na verdade, podendo ser usado na substituição do leite de vaca em receitas e refeições, mas também podemos encontrar algumas versões diferenciadas como as de amêndoas, cacau, aveia e coco, por exemplo.

Cuidado

Qualquer substituição alimentar deve ser feita somente com orientação médica, uma vez que existem substâncias presentes no leite que devem ser consumidas de outra forma, quando este é retirado da alimentação.


Receita

Existe ainda uma opção de receita de leite de arroz que pode ser feita em casa, também em substituição ao leite em receitas e no consumo. Confira:

Ingredientes

Para preparar, você vai precisar de:

– Duas xícaras de chá de arroz branco;

– Uma pitada de sal;

– Oito xícaras de chá de água;

– Uma colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o arroz para cozinhar e ferva com metade da água indicada nos ingredientes. Deixe por 15 minutos contados a partir do ponto de fervura. Não deixe que cozinhe totalmente.

Com o arroz ainda quente, coloque no liquidificador com o restante da água, somado ao extrato de baunilha e ao sal. Quando perceber que estão triturados os grãos, coe e armazene em garrafas de vidro esterilizadas.

Você pode optar também por acrescentar pó de casca de ovo, uma vez que essa receita é livre de cálcio. Pode-se adicionar também óleo de linhaça, cerca de duas colheres de sopa nessa receita para fornecer ômega 3 e deixar a receita mais rica.


Reportar erro