Groselha – Os benefícios dessa fruta

Típica de climas temperados da Europa, América do Norte e da Sibéria, a groselha é…


Típica de climas temperados da Europa, América do Norte e da Sibéria, a groselha é um fruto redondo ou oval que nasce de forma selvagem. Parente próxima do Corinto, a groselha pertence à família dos Grossulariaceae.

A planta cresce rapidamente em locais onde o verão predomina de forma mais úmida, e o inverno é mais frio e severo. Com altura entre 4 e 6 pés, a planta é um pequeno arbusto que apresenta espinhos ao longo dos ramos lenhosos.

Seus frutos começam a nascer em torno de 2 ou 3 meses depois do plantio, podendo aparecer com formatos diversos, assim como a coloração que, normalmente, é avermelhada ou arroxeada. Cada fruto apresenta entre 15 e 30 sementes que podem ser ingeridas com o fruto sem causar danos à saúde.

No Brasil, a planta pode ser um pouco mais difícil de ser encontrada, mas você pode procurar em mercados municipais e grandes feiras. O óleo pode ser encontrado em farmácias de manipulação, lojas físicas e online de produtos naturais.

Groselha – Os benefícios dessa fruta

Foto: Reprodução


Os benefícios

A groselha, por ser um fruto com baixas quantidades de calorias, é excelente para aqueles que estão de dieta. É rica em flavonas e antocianinas, sendo eficaz no combate ao cancro, envelhecimento precoce, inflamações e doenças neurológicas. Com grandes quantidades de antioxidantes, a fruta apresenta vitamina C, ajudando a aumentar a imunidade do corpo e combater agentes infecciosos. Além disso, atua eliminando os radicais livres que podem ser prejudiciais ao corpo.

A vitamina A, presente em pequenas quantidades, é usada pelo corpo para manter a saúde da pele, mantendo sua integridade. Além disso, é importantíssima para o ciclo visual. É rica em vitamina B6, B5, folatos, vitamina B1, entre outras que são essenciais para o bom funcionamento do corpo, além de minerais como potássio, cobre, magnésio, cálcio, manganês e fósforo.

Entre seus benefícios podemos encontrar melhorias na visão e na saúde da pele, melhorias no sistema imunológico, na saúde dos cabelos, do sistema nervoso, da memória, do cérebro e da saúde cardiovascular, além de atuar no combate à constipação e ao envelhecimento das células e na prevenção da anemia.

Como escolher e consumir?

Quando for comprar groselhas, procure as frutas que estão com cores vibrantes e firmes que não apresentam sinais de estar murchando. É extraído desse fruto, também, um óleo de groselha que carrega todos os seus benefícios. Seu consumo, no entanto, deve estar sempre associado a uma saúde equilibrada e à prática de exercícios.


Reportar erro