Fuja dos alimentos que causam celulites

O excesso de alimentos gordurosos, com elevado índice glicêmico e alto teor de sódio, podem causar celulite. Conheça os alimentos que causam os furinhos


A celulite é o resultado de uma ação inflamatória que une moléculas de água e gordura e, embora seja um processo natural do organismo, incomoda muitas pessoas, principalmente as mulheres. Dentre as causas do aspecto de “casca de laranja” da pele estão as alterações hormonais, problemas no sistema circulatório, estresse, genética, uso de medicamentos contraceptivos, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Existem vários recursos para prevenir a indesejável celulite, incluindo cosméticos e drenagem linfática, mas, se uma alimentação balanceada não fizer parte da rotina, não adianta aplicar produtos anticelulites.

Alimentos que causam celulite

Mulher apertando  área da perna afetada por celulite

Foto: Depositphotos

O excesso de alimentos gordurosos, com elevado índice glicêmico e alto teor de sódio, provoca alterações no organismo que podem causar celulite. Confira a seguir quais são os alimentos que aumentam a incidência dos furinhos na pele:

Doces

O açúcar é responsável por fornecer energia ao organismo, mas, quando é consumido em excesso, é armazenado em forma de gordura. Os açúcares presentes nos doces, tais como brigadeiros, bolos, tortas e chocolates, se acumulam em determinadas áreas do corpo e contribuem para a formação dos indesejáveis furinhos.

Os doces devem corresponder a um máximo de 220 calorias do nosso dia, o que corresponde a 50 gramas de chocolate ao leite. Uma dica é optar por doces isentos de açúcar ou com baixa quantidade.

Refrigerantes

Os refrigerantes e outras bebidas com gás favorecem o inchaço, prejudicam a circulação do sangue e dificultam a irrigação dos tecidos, favorecendo o aparecimento da celulite.

Recomenda-se trocar o refrigerante por sucos naturais sem açúcar.


Alimentos fritos

As frituras possuem um alto teor de gorduras e, quando esquentamos estas substâncias em altas temperaturas, elas liberam substâncias tóxicas que o nosso organismo tende a acumular em áreas distantes dos órgãos vitais. Trata-se de um mecanismo para evitar riscos.

Por este motivo, recomenda-se optar pelos alimentos grelhados, cozidos ao vapor, ao forno, refogados etc.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas causam uma retração dos vasos sanguíneos, o que agrava o problema da celulite. Além disso, tais bebidas contêm “calorias vazias”, que engordam e transformam os nutrientes rapidamente em açúcares.

O álcool também favorece a retenção de líquidos e o aumento dos depósitos de gordura em determinadas regiões do corpo, como coxas, braços, abdômen e glúteos.

Farinha branca

A farinha branca é rica em carboidratos de alto índice glicêmico, sendo transformada em glicose rapidamente. Assim sendo, ela vira açúcar que, em grande quantidade, é armazenada sob a forma de gordura.

Por este motivo, é importante dar preferência aos alimentos integrais, que possuem menos calorias e mais fibras.

Fast food

Os alimentos do tipo fast food, como hambúrgueres, batatas fritas, sanduíches, molhos etc., contêm muitos ingredientes que contribuem para o aparecimento da celulite. As farinhas refinadas, açúcares, sal refinado e gorduras trans também aumentam o risco de desenvolvimento de doenças coronárias.


Reportar erro