É assim que seu corpo fica por dentro quando você bebe cerveja

O álcool produz uma escala de reações no organismo, veja como acontece e como o corpo se comporta


Depois de uma semana de trabalho e estudo, as pessoas costumam aproveitar o final de semana como podem. Alguns saem para visitar parentes em outras cidades, outros reúnem os amigos para passear e ir ao cinema, há quem prefira ficar em casa assistindo um filme e tem também quem opta por tomar umas cervejinhas para relaxar.

Neste último caso, apesar de causar boas sensações, pois o álcool acaba provocando emoções de felicidade em quem o consome, há uma série de malefícios que acompanham o consumo de bebidas alcoólicas, como é o exemplo da cerveja. Para o organismo, o álcool é visto como um veneno e quanto mais rápido for sua eliminação, melhor será para o corpo.

De acordo com o site britânico Daily Star, a cerveja produz uma escala de reações no organismo e a cada minuto que passa dentro do corpo, produz uma nova etapa. Além disso, é possível perceber uma diferença de respostas no organismo masculino e feminino com relação ao álcool.

É assim que seu corpo fica por dentro quando você bebe cerveja

Foto: depositphotos

Tempo de duração do álcool no organismo

5 minutos

A primeira ação do álcool da cerveja no organismo é ir diretamente para o estômago, lugar onde será absorvido e enviado para a corrente sanguínea. Junto com o sangue e o oxigênio, a substância vai percorrer todo o corpo, incluindo músculos e, até mesmo, o cérebro. Isso tudo ocorre nos primeiros cinco minutos após o primeiro gole.

10 minutos

Com mais cinco minutos depois da primeira dose, o álcool passa a ser visto pelo corpo como uma substância intrusa, bem semelhante a uma espécie de veneno. De prontidão, o organismo começa a tentar se livrar dele.


15 minutos

Com 15 minutos após a entrada do álcool, o corpo coloca enzimas para tentar atrapalhar o desempenho desta substância, por isso a cerveja passa a ser transformada em produtos químicos como o acetaldeído, que contribui para a ressaca. Além disso, surgem ácidos gordurosos e água.

20 minutos

Já os sentimentos de felicidade e outras emoções presentes no corpo, depois do consumo de cerveja, aparecem aos 20 minutos. Neste tempo, o consumidor fica mais alegre e apresenta um aspecto “alterado”, ou seja, fora do comum.

45 minutos

Com 45 minutos, estes sentimentos ficam ainda mais claros, pois o álcool atingirá o pico no organismo. Por ser diurético, o álcool vai provocar uma vontade incontrolável de ir ao banheiro e isso, consequentemente, resultará em uma desidratação. Quanto mais cerveja você tomar, maiores serão as chances de ficar desidratado. O sono pode surgir logo após, mas com a desidratação, ele não terá boa qualidade.

12 horas

A tão conhecida ressaca pode surgir já com 12 horas após o consumo de cerveja. Dor de cabeça, enjoo, vontade de vomitar, palidez, tremores, tonturas, vontade de beber água são alguns dos sintomas clássicos da ressaca. Mas ela só costuma surgir quando há o excesso de álcool no organismo.

Curiosidades sobre o álcool no organismo

O álcool não costuma entrar na corrente sanguínea quando o consumidor tem se alimentado bem antes da cervejinha. Isto porque, como o alimento também está sendo absorvido não há muito espaço para que o álcool também seja. Por isso, é possível dizer que antes de beber é sempre importante se alimentar bem.

Outra curiosidade é com relação ao consumo de álcool nos organismos das pessoas, porque as reações são diferentes em homens e mulheres. No caso masculino, a absorção é mais rápida, tendo em vista que há mais tecido muscular e mais água, o que contribui para a diluição do álcool. Já as mulheres demoram mais, por terem menos músculos.


Informar erro