Como utilizar o tratamento caseiro para prevenir o tártaro?

Por Redação

Como utilizar o tratamento caseiro para prevenir o tártaro?

Placas amareladas nos dentes | Imagem: Reprodução

O que é e como se forma o tártaro?

O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana, que se forma a partir da ação de bactérias sobre os restos de alimentos que ficam na boca após as refeições.

A placa bacteriana pode ser formar em poucos minutos após a alimentação ou ingestão de bebidas, ela se forma, principalmente entre os dentes e a gengiva, no espaço chamado sulco gengival e, após 72 horas de sua formação, começa a endurecer, formando o tártaro.

Esse tártaro vai acumulando em si mais manchas de bebidas e alimentos (como corantes presentes em bebidas e alimentos) e também manchas de cigarro, por exemplo. Expandindo a placa bacteriana, propiciando a formação de cáries pela ação maior das bactérias e pior ainda, penetrando no espaço do osso do dente e causando a periodontite, que é a inflamação da gengiva e o afrouxamento do dente, podendo ocasionar sua perda.

Como se livrar do problema?

A única maneira de retirar o tártaro é uma limpeza específica, feita em consultório dentário chamada de raspagem, onde o profissional aplica técnicas e instrumentos adequados para a retirada dessa camada porosa e endurecida sem danificar a gengiva nem os dentes.

Importante é  que a pessoa que tem tártaro não tente retirá-lo em casa, através de qualquer objeto pontiagudo ou palitos, etc. Sob risco de machucar e até infeccionar os tecidos gengivais.

Existe maneira de se prevenir o agravamento do tártaro através de tratamentos caseiros?

Apesar de o indicado ser apenas a limpeza feita pelo dentista, também é possível manter o tártaro existente sob controle até que chegue a consulta e, se for um caso inicial, até pode ser removido. Utilizando um simples tratamento caseiro aliado ao cuidado nas escovações, podemos sim, resolver esse caso.

Veja que receita simples para aplicar e garantir a saúde de sua boca!

  • Em um copo de água, acrescente uma colher de bicarbonato de sódio e o suco de um limão. Misturar bem e colocar dois grandes goles dessa mistura na boca, deixando agir por alguns minutos, depois escove os dentes como de costume.
  • Dica: Passe o fio dental e, em seguida, aplique essa mistura. Escovando a seguir.
  • Procure frequentar o consultório de seu dentista e fazer a limpeza de dentes no consultório ao menos uma vez ao ano.
  • Escove os dentes a cada vez que ingerir alimentos ou bebidas, quando não for possível uma escovação completa, faça bochechos, lavando a boca, preferencialmente leve consigo um antisséptico bucal para usar em ocasiões em que não possa escovar os dentes imediatamente.